Vitor Gomes explica o que é a Galhofa

Entrevista na Antena 1 sobre a Luta Galhofa


Vitor Gomes, Mestre da Associação Portuguesa O Samurai, foi entrevistado pela Antena 1 para falar sobre a Luta Galhofa que é uma luta tradicional portuguesa, que conta com milhares de anos de pratica.

Para ouvir a entrevista completa, aceda ao Facebook da Luta Galhofa, aqui.



Galhofa

Prática: Desporto de combate
Foco: Agarramentos
Dureza: Contato pleno

Galhofa é um estilo de luta tradicional da região portuguesa de Trás-os-Montes, que se define como um desporto de combate. É tida como a única luta corpo a corpo com origens portuguesas.

Regras
O objectivo deste jogo é imobilizar o adversário, mantendo-lhe as costas e os ombros assentes no chão. Quaisquer movimentos mais violentos, como puxões, murros ou pontapés, não são permitidos. A luta começa e termina com um abraço cordial. Outra regra é jogar descalço e de tronco nu, ou usar camisolas justas ao corpo para dificultar ao adversário que se agarre e calças de ganga ou de outro material robusto.

História
Tradicionalmente, este tipo de luta era parte de um ritual que marcava a passagem dos rapazes a adultos, tinha lugar durante as festas dos rapazes e as lutas tinham lugar à noite num curral coberto com palha.

A galhofa foi integrada no currículo das licenciaturas em Desporto e Educação Física - variante ensino, da Escola Superior de Educação em 2008. 


Comentários

Mensagens populares