Casa Pia vence Casal de Cambra no Nacional de Greco Romana 2017

Casa Pia é a Campeã Nacional de 2017


A Casa Pia Atlético Clube venceu o Campeonato Nacional por Equipas de 2017 na final frente à estreante Junta de Freguesia de Casal de Cambra.

Pela oitava vez que a Casa Pia Atlético Clube vence o Campeonato Nacional por Equipas. Foto: Rui Passos


Este evento foi realizado no Pavilhão Municipal da Moita no dia vigésimo dia do mês de maio, sob a organização da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras com o alto apoio da Câmara Municipal da Moita.

Participaram nesta competição a detentora do título e uma estreante, a Casa Pia Atlético Clube orientada por pai e filho, Rui e Hugo Passos e pela Junta de Freguesia de Casal de Cambra "presidenciada" pelo treinador Luís Marques.

Após muitos anos da organização do nacional por equipas ser em dupla jornada de Greco Romana e de Livre Olímpica, este foi só de uma vertente. A FPLA decidiu separar estas duas vertentes e realizar dois eventos que atribuíssem o Título de Campeã Nacional por Equipas das Lutas Olímpicas, sendo o de Livre para ser realizado em Novembro.

Assim só a Casa Pia e o Casal de Cambra conseguiram elaborar equipa para lutar pelo título. No embate propriamente dito, foi um pouco desequilibrado, mostrando uma vez mais a força que os gansos têm, tendo terminado com um registo de 28-13 em pontos e de vitórias de 7 contra 3.

Passando aos factos, a equipa da Casa Pia Atletico Clube alinhou com o octacampeão Hugo Passos, com os pentacampeões Adrian Roman e Rui Soares, com os outros companheiros, o Zurab Bekauri, o David Coelho e o Guilherme Oliveira, liderados pelo Treinador Rui Passos.

O alinhamento da Equipa do Casal de Cambra, orientados pelo Treinador Luís Marques, foi com o internacional António Cabral, com o Julinho Dju, o Iurii Matsak e o Hélder Sousa.

Em termos de competição, o embate fez-se da seguinte forma e em duas jornadas:

Nos 59Kg, o Internacional e Campeão Nacional de Greco Romana o António Cabral, não lutou nenhuma vez, já que os Gansos não apresentaram nenhum lutador nesta categoria, assim o Casal de Cambra iniciava o encontro a ganhar 2 a 0.

Na categoria seguinte, nos 66kg o pentacampeão Adrien Roman este muito bem ao vencer o Julinho Dju nas duas ocasiões. Assim a Casa Pia empata o encontro a duas vitórias.

Desta vez foi o Casal de Cambra que não apresentou nenhum lutador, assim na categoria dos 75Kg, a Casa Pia volta a vencer e a colocar o placar a 4-2, já que apresentaram o grande campeão Hugo Passos e o David Coelho nesta categoria.

Nos 85Kg, num lado estava o ucraniano Iurii Matsak e no outro estava o Luso-Georgiano Zurab Bekauri, foram dois combates da Europa do Leste e as vitórias foram para a Geórgia e para a Casa Pia, onde Bekauri ganhou os dois combates, um por Assentamento e outro por Superioridade. Assim o marcador passou para os 6-2, já estava garantido, mais um, campeonato nacional para Pina Manique.

Na última categoria, nos 98Kg, estava o Hélder Sousa dum lado e do outro dois monstros dos desportos de combate, o veterano multimedalhado Rui Soares e o Mestre de Jiu Jitsu o Guilherme Oliveira. O embate terminou com uma vitória para cada lado, já que o Hélder perde com o Rui e vence o Guilherme por Superioridade, ficando de 7-3.

Com este combate ao troféu de campeão e o Título vai pela oitava vez e pela terceira consecutiva para a Casa Pia Atlético Clube (2005/2007/2008/2009/2010/2015/2016/2017) e em segundo lugar ficou a estreante a Junta de Freguesia de Casal de Cambra.

Casal de Cambra deu o segundo passo na participação regular neste tipo de eventos, já que no ano de 2014 participou na Final-Four da Taça de Portugal, tendo perdido com o Silves Futebol Clube.

Para ajuizar este campeonato a Equipa de Arbitragem foi constituída pelos Internacionais João Costa, Leonel Pedro e Frederico Bastos e pelos Nacionais Eugénio Bernardes, Carlos Nunes e Paulo Dores.

Vice Campeã Nacional - Junta de Freguesia de Casal de Cambra. Foto: Luís Marques

Comentários

Mensagens populares