João Vitor Costa termina carreira de Lutador

1996 a 2016 – 20 anos de Luta 


João Vitor Costa terminou a Carreira como Lutador de Lutas Olímpicas, no evento de comemoração dos 12 anos da ALADS, na Moita com um brilhante 2º Lugar. Para assinalarmos esse ponto do nosso Bloguer/Diretor, copiamos os textos e imagens do seu livro "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" a falar sobre este tempo que conviveu em simultâneo com esta Nobre Modalidade Olímpica.

Assentamento de Espáduas no seu último combate vencido. Foto: Júlio Caldas 

Retirado do Livro "1996 a 2016 - 20 anos de Luta"

Falar destes 20 anos de Lutas Olímpicas é como falar da minha vida privada e não consigo separar ambas as histórias, porque uma teve influência na outra.

Assim descrevo, muito resumidamente a minha carreira e vida: No ano de 1996, com apenas 12 anos de idade, queria praticar uma modalidade desportiva e a escolha recaiu sobre o Basquetebol. Foi uma escolha natural, porque nessa altura estava a crescer e era o maior da minha turma.

Entrei para a equipa de Basquetebol do Galitos Futebol Clube de Santo André – Barreiro. Passado uns meses, comecei a sofrer de Bullying, tanto na escola como no clube. Procurei aprender uma modalidade de combate para me defender.

Desde então, entrei para a modalidade, na mesma instituição, nunca mais sai, foi amor à primeira vista. Foi uma tal paixão, que acabei por esquecer o que me levou para ali, simplesmente me apaixonei.

A vida sempre me tentou separar deste grande amor, e quando os amores são grandes eles ultrapassam barreiras e assim foi em toda a minha vida.

Em 1997, perdi a minha Mãe e pouco mais de um ano, perdi Avó Materna. Estes acontecimentos deixaram-me de rastos, porque era as pessoas que cuidavam de mim. Com apenas 13 anos, perdi as duas pessoas que mais amava e foi internado no Centro Social e Paroquial de Santo André – Casa dos Rapazes no Barreiro, uma instituição de acolhimento de jovens carentes e em risco.

O Treinador do Galitos, o Lídio Alecrim, soube do acontecimento trágico e das regras da instituição (de não sair à noite) e foi falar com o Presidente, o Pároco Armando Azevedo, tendo o convencido de que a modalidade iria-me fazer bem e que me deixassem ter condições especiais para sair da instituição e jantar mais tarde.

Até meados de 2000 tive esse “Estatuto” especial, mas ao longo do tempo, não era o único a ter essa autorização, já que muitos de outros meus “irmãos”, me quiseram seguir, participar e aprender a minha paixão que eu tanto apregoava. E assim foi, num momento critico da minha vida, a Luta me deu a força necessária para não me revoltar com a situação que a minha vida e me manter em Paz. Os resultados positivos na modalidade, na escola e na vida fizeram com que muitos me vissem como um ídolo, como uma referência. Gostava de entrar no refeitório da instituição e todos os meus amigos, companheiros e irmãos olharem para mim como um campeão!
Em 2000 o Galitos não conseguiu arranjar treinador que desse continuidade ao excelente trabalho do anterior e encerrou esta modalidade. Nesse mesmo ano, o único clube com a modalidade no Barreiro era o Santoantoniense Futebol Clube, em Santo António da Charneca. O amor falou mais alto e eu e mais um pequeno grupo fazíamos o mais de 5 km, uma hora de caminho a pé mais de 3 vezes por semana para irmos treinar. Mais tarde, por causa de ótimos resultados nos Campeonatos Nacionais e, por consequentemente na Escola, a instituição pagou-nos o Passe para que pudéssemos ir de autocarro.

Perto do final de 2001, a vida muda novamente, saio da instituição porque fui apadrinhado pela Diretora da Instituição e foi viver com a sua família (Pai e 4 irmãos) para a Quinta do Conde em Sesimbra. Aproveito desde já, para agradecer tudo o que esta família me deu, amor familiar, educação, tranquilidade, segurança e muito mais. Os melhores anos da minha vida. Quando foi morar para a Quinta do Conde, ainda estava em treinos e estudava no Barreiro, mas tudo fizeram para que eu continuasse na modalidade.

No final desse ano e com uma estabilidade emocional, os bons resultados foram aparecendo e por consequentemente fui chamado à Seleção Nacional de Luta Greco Romana. Também tive dois clubes a pedir que me juntasse às suas equipas, uma era o Sporting Clube de Portugal e a outra era Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2. Escolhi a última, porque era perto de casa e também não era grande fã do outro clube, mas fiquei com o Fato-de-Treino, que me ofereceram entretanto.

Então, no início de 2002, assinei pelo Conde 2 e durante três anos, foi extremamente feliz. Tudo me saía na perfeição, entrei para o Curso de Animação Sociocultural (Organização e Planeamento) em Setúbal, tirei a Carta de Condução, surgiam propostas para outro tipo de trabalhos e era imbatível na modalidade e só perdia para o meu ídolo o Campeão Hugo Passos.

Mas como as coisas boas acabam depressa, como diz o ditado popular, mais uma vez a vida me pregou uma partida. No final de 2004, sai de casa em conflito com o Pai e foi viver sozinho num quarto alugado. Nessa altura, poderia ter largado a modalidade, mas não, apesar me encontrar em dificuldades, continuei. Sem condições e sem estabilidade, continuei a combater na vida e na modalidade. Fundei uma Secção de Lutas Olímpicas na Revista Desportiva “O Praticante”. Revista, esta, que eu já escrevia sobre a modalidade, há mais de 3 anos. Representei sozinho este “clube”. Em 2006 juntei-me ao recente clube em Sesimbra o União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde.

Em 2007, reencontrei-me com o Pai Biológico. Ele estava a separar-se de sua mulher e iria viver sozinho e convidou-me para morar consigo e eu aceitei. Voltando para o Barreiro, tive a oportunidade de inscrever a Sociedade de Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense e com dos meus “irmãos” da Casa dos Rapazes, o Hélder Vicente e iniciamos a função de treinadores. O nosso trabalho em conjunto estava a ter ótimos resultados e como eramos dois treinadores a Associação de Lutas Amadoras do Distrito de Setúbal em 2008 convidou-me para assumir o comando da União Desportiva da Vila Chã do Barreiro.

Nesse ano, mais uma vez a minha vida dá outra volta, desta feita positiva. Conheci a minha esposa e consegui um emprego que perdura até aos dias de hoje, na Câmara Municipal de Almada.

Do ano 2008 a 2012, com uma estabilidade emocional, representei o Clube de Lutas do Bastos, o Sport Algoás e Benfica, a Sociedade Recreativa da Baixa da Serra e o Clube Musical União, com alguns resultados positivos. Dentro deste período foi muito difícil frequentar os treinos, porque em Almada trabalhava em regime noturno, das 17h à 01h.

De 2013 a 2015 não tive qualquer contato com o Tapete como Lutador, dediquei-me praticamente à Arbitragem.

Agora quero colocar um ponto de final a esta história de lutador e de uma carreira de 20 anos, estive perto de ser atleta do Sport Lisboa e Benfica, mas por problemas internos do clube, não foi possível a sua concretização. Assim assinei pela instituição mais antiga com a prática da modalidade, o Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira – Moita, como lutador e Treinador Adjunto.

Tive a oportunidade de estar no Brasil como Voluntário e Assistente de Local da Competição das Lutas Olímpicas, no Arena Carioca 2 nos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul e num país de língua portuguesa, no Rio2016.

Assim este marco, marca 20 anos de Lutador, que se misturam com 15 de Treinador, 14 de Árbitro e 14 como Dirigente.

Acompanhe-me na meu percurso nesta modalidade no meu Facebook Público de Treinador e Árbitro em: https://www.facebook.com/joaovitorcostaarbitro/

Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Capa
Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Informações Pessoais

Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Historia geral

Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Percurso como Lutador

Percurso como Lutador

Iniciei a minha carreira como lutador em 1996 no Galitos Futebol Clube no Barreiro com apenas 12 anos de idade.

Até aos dias de hoje representei 11 clubes desportivos, como já referido o Galitos FC, o Santoantoniense Futebol Clube, o Grupo Desportivo e Cultural do Conde2, a Secção de Luta d´O Praticante, o União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde, a Sociedade de Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense, o União Desportiva da Vila Chã, o Clube de Luta do Bastos, o Sport Algóas e Benfica, a Sociedade Recreativa da Baixa da Serra, o Clube Musical União e por fim o Ginásio Atlético Clube.

Em termos de títulos individuais, conquistei 5 Campeonatos Nacionais – 4 em Greco Romana e 1 em Livre Olímpica e outros tantos como Campeão Distrital e Regional. Fui chamado à Seleção Nacional e representei Portugal em 3 ocasiões, cheguei a estar em preparação para Campeonato da Europa, mas fui afastado da convocatória devido a uma lesão. Nessas 3 ocasiões destaco as duas vitórias no encontro Portugal vs Brasil e o 6º lugar na categoria mais preenchida (14) do Torneio Internacional da Cidade de Almada, onde conquistamos o 1º Lugar coletivamente.

Por equipas conquistei 3 Campeonatos Distritais de Setúbal pelo GDC Conde2. Pela Sociedade Recreativa da Baixa da Serra fui Finalista Vencido da Supertaça Fernando Gaspar e da Taça de Portugal. Pelo Clube Musical União venci a Supertaça, a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional.

Fui alvo de algumas condecorações por parte de várias instituições. Foi homenageado pelos clubes, Galitos Futebol Clube, pela Sociedade de Cultura e Recreio 1ºAgosto Paivense e pela Sociedade Recreativa da Baixa da Serra. Ganhei a Medalha de Prata de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Sesimbra e o Mérito Desportivo da Câmara Municipal da Moita. Por fim recebi o prémio da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras como o "Sénior do Ano de 2004" e Vencedor do Ranking Nacional de 2004.

Não posso deixar de passar esta oportunidade de agradecer a quem me ajudou a ser um lutador em cima do tapete e certa forma, na vida.
Assim agradeço aos meus Treinadores. A eles um grande obrigado: Lídio Alecrim, João Pedro, Fernando Carreira, José Bastos, Pedro Hipólito, David Maia, Paulo Martins e ao cubano Raúl Diaz e a todas as pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida.


Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Percurso como Lutador

Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Percurso como Lutador

Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Percurso como Lutador
Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Percurso como Lutador

Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Percurso como Lutador

Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Percurso como Treinador


Percurso como Treinador

Tirei o Curso de Treinador de Lutas Olímpicas em Outubro de 2003.

Desde desse ponto até aos dias de hoje, orientei 5 clubes. Iniciei no Centro Social e Paroquial de Santo André – Casa dos Rapazes, comandei as camadas jovens do Grupo Desportivo e Cultural do Conde2, passei para a Secção de Luta d´O Praticante, seguindo-se a Sociedade de Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense e por fim a União Desportiva Vila Chã.

Foi em 2007, que na coletividade barreirense, a SCR1ºA Paivense que alcancei os, até agora, melhores êxitos como treinador juntamente com o Hélder Vicente, destaco o 2º lugar no Torneio Paivense, o 3º lugar na Taça ALADS, o 4º lugar no Torneio Internacional da Moita e o 5º lugar no Campeonato Nacional (Plantel: 60Kg – Emanuel Palmela; 66Kg - Tiago Rodrigues; 74Kg - Evandro Brandão; 84Kg - Ricardo Paço; 96Kg - Hélder Vicente). Tendo ainda a nível individual conseguido 4 Campeões Regionais e 2 Campeões Nacionais, ainda que 4 lutadores chamados à Seleção Distrital. 

No patamar como treinador recebi dois prémios da ALADS de 5ª Classificado em 2007 e 2008 na categoria de Treinador do Ano.

Em Almada, no ano de 2013, frequentei a "Advance School for Coaches - Greco Roman" da Federação Internacional de Lutas Associadas e onde tirei o título/Curso de Treinador Internacional FILA de Luta Greco Romana.

Até Fevereiro de 2016, tenho recebido propostas de Clubes do Barreiro, Palmela e Almada para ser o Treinador, mas sempre foi impossível de conciliar os horários profissionais com os horários dos treinos. Mas no dia 13 de Fevereiro aceitei a proposta do Ginásio Atlético Clube da Moita para ser Treinador Adjunto para esta Época 2016
Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Percurso como Árbitro
Percurso como Árbitro

Conclui o Curso de Árbitro no ano de 2002. 

Durante anos foi arbitrando provas que não participava como lutador, mas a partir do ano de 2011 comecei a dedicar-me mais a esta função.

Já dirigi encontros em torneios regionais, nacionais e internacionais. Em algumas ocasiões foi nomeado como Chefe de Equipa.  

Neste momento sou Árbitro Nacional e sempre tive como ambição chegar ao patamar Internacional, ou seja, Árbitro UWW.


Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Percurso como Dirigente
Percurso como Dirigente

Foi no Centro Social e Paroquial de Santo André - Casa dos Rapazes em 2004 que comecei a dar os primeiros passos no associativismo, quando abracei a Presidência da Mesa da Assembleia Geral da Associação Juvenil "FanDaVida" que controlava os rumos das Lutas Olímpicas.

Juntamento com a Direção desta Associação, organizei o Torneio de Lutas Olímpicas da Casa dos Rapazes, no âmbito da minha Prova de Aptidão Profissional do Curso de Animação Sociocultural (Organização e Planeamento) da Escola Fundação Escola Profissional de Setúbal.

No mesmo ano assumi o cargo de 3º Secretário da Direção do GDC Conde2 presidida pelo Manuel Moiteira, ficando apenas esse ano.

Em 2005 entrei para os comandos da Associação de Lutas Amadoras do Distrito de Setúbal que rege os destinos da modalidade no distrito de Setúbal. Até ao ano de 2009 e em dois mandatos, fui Secretário da Direção encabeçada pelo Presidente José Capelo. Nestes mandatos orgulho-me ter estado na realização de vários projetos, mas destaco a iniciativa intitulada por “Concurso de Mascote da ALADS”, onde a mesma teve impacto nas Escola Primárias, Clubes e outras Instituições participantes neste concurso, que deu a conhecer o outro lado mais social das lutas e de onde saiu a ALDI e a ALAD. 

Já nos comandos como Treinador da SCR1ºA Paivense, fui convidado pelo Presidente da Direção Teodoro Antunes para ser o Diretor Técnico Desportivo. No ano 2007, além de promover e organizar eventos desportivos para os sócios, organizei as duas edições da competição denominada por “Taça Paivense de Lutas Olímpicas”, tendo a segunda o cunho de “Cidade do Barreiro” e ainda duas edições dos tradicionais Torneios de Futebol 3 (Páscoa e Verão) que são tradições nesta coletividade com nível de excelência nas organizações.

Em 2008 encabecei uma Lista de candidatos aos órgãos sociais da ALADS para o biénio de 2008/2009, não foi emboçada porque não foi entregue por nenhum associado, conforme normas dos seus Estatutos. No ano de 2013 voltei para a ALADS como Vogal da Direção liderada pelo Fernando Carreira. Passado um ano, foi nomeado, pelos restantes membros Direção da ALADS como Diretor Técnico Regional de Setúbal, fiquei até ao final do mandato, durante escassos 7 meses. 

Até ao momento não estou inserido em nenhum cargo como Dirigente Associativo Voluntário.


Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Outros percursos
Outros

Escrevo desde 2002 para a Revista Desportiva “O Praticante” sobre a modalidade. Em 2014 a Revista foi homenageada pela Associação de Lutas Amadoras do Distrito de Setúbal, pela passagem dos seus 10 anos de existência e pelos apoios consecutivos de parceria na divulgação das Lutas Olímpicas, e o Diretor David Silva, fez questão em partilhar este prémio comigo.
Desde 2007, que o Mundo da Luta Olímpicas, um Blog que eu dirijo, divulga, reporta e partilha tudo o que acontece nas Lutas Olímpicas a nível Nacional e Internacional. Sendo grande referência neste “mundo”. 

Também por intermédio do MLO (Blog), realizo todos os anos um Projeto chamado Wrestling All Star, onde condecoro os melhores lutadores a nível nacional. Sem apoios financeiros por parte das instituições da modalidade e sem tirar das finanças pessoais, este projeto entrega 5 troféus aos que mais se destacam na modalidade. E para se entregar esses troféus, realiza-se um evento cultural, a ser organizado com várias instituições dentro e fora da modalidade. 

Estive no Rio de Janeiro - Brasil, como Voluntário dos Jogos Olímpicos Rio2016 no Parque Olímpico - Arena Carioca 2 estando a trabalhar na modalidade em várias funções

Livro: "1996 a 2016 - 20 anos de Luta" - Fotos

Comentários

Mensagens populares