Termina o "em guarda à quatro" em Greco Romana
Extinção do par terre passa a vigorar também na categoria sénior
A United World Wrestling reforçou junto das Federações Internacionais as novas regras para o estilo Greco Romano que passam a vigorar para todas as categorias.
![]() |
Gr 85kg BRONZE: Denis Maksymilian KUDLA (GER) df. Viktor LORINCZ (HUN), 3-3, (Photo: Gabor Martin) |
O fim do par terre, na gíria portuguesa "em guarda à quatro" posição de quatro apoios em que o atleta passivo fica em situação exposta e facilita o golpe do adversário, é a principal alteração. A mudança já servia para os atletas das categorias cadete e júnior desde 2015, mas em virtude da proximidade dos apuramentos olímpicos e dos Jogos Olímpicos, passou a valer a partir de setembro de 2016 para a categoria sénior.
Como vai ficar a punição por passividade no estilo greco-romano.
Primeira chamada: dar aviso verbal ao lutador passivo usando vocabulário da UWW sem parar a luta;
Segunda chamada: para o mesmo lutador passivo, árbitro dará primeiro aviso de passividade, novamente sem parar a luta;
Terceira chamada: quando o mesmo lutador estiver passivo, árbitro dará segundo aviso de passividade e 1 ponto técnico ao oponente, novamente sem parar a luta.
O objetivo da mudança é tornar os embates dinâmicos. Nos Jogos Olímpicos, das seis categorias do estilo, cinco foram decididas a partir da posição do par terre.
Com a extinção desta regra, os atletas terão que buscar ainda mais o combate, facilitando o aumento das projeções e contribuindo ainda mais para a plasticidade da modalidade.
Comentários