Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos 2013 recebe apoio

Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo

Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos 2013 recebe apoio

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro e o Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa, homologaram o contrato-programa de desenvolvimento desportivo para a Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos, que se realizam em Sofia, na Bulgaria, de 26 de Julho a 4 de Agosto, numa cerimónia que decorreu a 3 de julho de 2013, no Auditório do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa.

O contrato-programa, no valor de € 92.000,00, é pago em partes iguais pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação. Os valores atribuídos destinam-se a custear a participação portuguesa, sendo responsável pela representação é o Comité Paralímpico Português.

A comitiva portuguesa irá contar com 13 atletas, de 7 modalidades (atletismo, ciclismo BTT, judo, karaté, luta greco-romana, natação, e taekwondo).

Portugal participou pela primeira vez em Jogos Surdolímpicos na sua XVII edição, em Sófia, na Bulgária, no ano de 1993 com 9 Atletas. A última edição dos Jogos Surdolímpicos decorreu em Taipé, em 2009, e Portugal participou com uma Missão constituída por 15 atletas, em 8 modalidades: Atletismo, Bowling, Judo, Karaté, Luta Livre, Luta Greco-romana, Natação e Taekwondo.

Na totalidade, Portugal já participou em cinco edições de Jogos Surdolímpicos e conquistou um total de 8 medalhas (4 de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze). Em Taipé 2009 Portugal conquistou 4 medalhas (2 de Ouro e 2 de Bronze).

Os Jogos Surdolímpicos são o segundo evento multidesportivo mais antigo, com a primeira edição em Paris no ano de 1924, onde participaram 145 atletas provenientes de nove nações europeias. Realizam-se de 4 em 4 anos e foram o primeiro evento desportivo internacional para atletas com deficiência auditiva.


Fonte: IPDJ

Comentários

Mensagens populares