Nova vida do Pankration em Pedras Salgadas

I Open de Pankration 2018



Como anunciado ontem, realizou-se no primeiro fim de semana do mês de dezembro, os dois primeiros Opens das novas disciplinas associadas da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, que com o apoio da Associação Portuguesa O Samurai e o Clube de Artes Marciais e Pankration de Alijó, promoveram a Luta Galhofa e o Pankration.

As irmãs Varela a lutarem entre si, num combate muito bem disputado. Foto: Vitor Gomes

O Pankration foi a segunda disciplina a entrar em ação. O Pankration foi uma antiga arte marcial e antigo desporto de combate sem armas, que segundo a mitologia grega teve início com os heróis Héracles e Teseu e é uma mistura de boxe clássico e luta olímpica. Teve a sua primeira aparição em Jogos Olímpicos na 33ª Olimpíada (648 a.C.), quando o vencedor foi o gigante Ligdamis de Siracusa, que conseguia medir o estádio com seus pés, em apenas 600 passos.

Hoje, esta vertente é um pouco diferente do que era nessa altura e foi isso que se fez na primeira parte da ação a explicação do que é o Pankration e quais as suas regras.

No Pavilhão Municipal das Pedras Salgadas do concelho de Vila Pouca de Aguiar no Distrito de Vila Real, participaram os mesmos Clubes, Treinadores e Lutadores à excepção da Casa do Povo de Martim.

Depois de apresentação das regras e vestido o equipamento correto para a pratica desta modalidade (Capacete, luvas, conquilha e joalheiras até aos pés) deu-se inicio à competição. Depois de vários confrontos, os campeões do primeiro Open foram:

Benjamins Masculinos
G1 - Leonardo Borges do CAMP Alijó
G2 - Tiago Henrique do CAMP Alijó

Infantis Femininos
G1 - Ana Tinoco da AD Jorge Antunes

Infantis Masculinos
G1 - João Varela CAMP Alijó

Iniciadas Femininos
G1 - Maria Varela do CAMP Alijó

Iniciados Masculinos
G1 - Eliseu Mendes do AP Samurai

Cadetes Femininos
53Kg - Ana Varela do CAMP Alijó
57Kg - Joana Correia do CAMP Alijó

Cadetes Masculinos
60Kg - André Meireles do CAMP Alijó
71Kg - Axel Monteiro da AP Ciências de Combate

Absolutas Femininos
68Kg - Bianca Gualberto do SR Estrelas do Feijó

Seniores Masculinos
60Kg - Júlio Tavares do SR Estrelas do Feijó
77Kg - José Machado
87Kg - Nuno Faria do AD Jorge Antunes

Os Árbitros que estiveram a gerir este combates foram, praticamente os mesmos, mas foi esta a equipa João Vítor Costa, o Adão Silva, o Vítor Gomes, o Rúben Rocha e o João Varela.

No final deste Open, ainda houve tempos para se realizar alguns combates de Luta Livre Olímpica.

Um combate de Pankration em Seniores, ajuizado pelo Mestre e Promotor João Varela, com o equipamento tradicional. Foto: Vítor Gomes 

Grupo participante do I Open de Pankration em Pedras Salgadas. Foto: Vítor Gomes

Comentários

Mensagens populares