Los Angeles e Paris em avaliação pelo COI

Comissão de Avaliação do COI em Los Angeles e Paris



A Comissão de Avaliação do Comité Olímpico Internacional (COI) para a escolha da cidade que organizará os Jogos de 2024 está a partir desta quarta-feira em Los Angeles, onde se mantém até dia 12. Segue-se o trabalho de inspeção em Paris, entre 14 e 16 de maio. A agenda inclui discussões detalhadas sobre as propostas das cidades, seguidas de visitas no segundo dia, concluindo-se com apreciações finais.



“Temos duas excelentes candidatas”, considera o presidente da Comissão, Patrick Baumann (na fotogaleria). “Eu e os outros membros estamos ansiosos por saber mais sobre as suas propostas e obter uma visão acerca dos potenciais locais de competição. Discutiremos não apenas como a organização dos Jogos satisfará as necessidades dos atletas, mas também como servirá as metas de longo prazo para o desenvolvimento social e económico das cidades.”

A colaboração do COI com as cidades candidatas teve início há dois anos na nova fase de convites, resultado da Agenda Olímpica 2020, que dá a quem julgue oportuno candidatar-se a possibilidade de aprender mais sobre o processo e conhecer as formas de maximizar os benefícios de uma candidatura à organização dos Jogos.

O processo de avaliação iniciou-se em setembro de 2015, com o foco na visão das cidades candidatas sobre a forma como os Jogos podem promover as prioridades locais, bem como o conceito e a estratégia. A fase 2 incidiu nas questões de governança, legais e financiamento de locais; e a fase 3 abordou a experiência e o legado que os Jogos proporcionam.

A divisão do processo em três fases proporcionou às cidades de Los Angeles e a Paris a oportunidade de receberem apoio e feedback do COI, que as ajudou a aumentar o valor das suas propostas de organização.

“Queremos ver como os Jogos Olímpicos se vão concretizar em 2024, não estamos a fazer um exame”, diz Baumann. A Comissão reunir-se-á em Lausanne após as visitas, para discutir os resultados do processo de avaliação, e publicará um relatório no “site” do COI a 5 de julho.

Los Angeles e Paris terão a oportunidade de apresentar as suas propostas diretamente aos membros do COI e responder a questões suscitadas pelo relatório da Comissão de Avaliação no briefing das cidadas candidatas à organização dos Jogos Olímpicos de 2024 destinado a membros do COI e às federações internacionais, a realizar em Lausana, Suíça, nos dias 11 e 12 de julho. A eleição da cidade organizadora dos Jogos acontecerá a 13 de setembro na sessão do COI que terá lugar em Lima, Peru.

Fonte: COP

Comentários

Mensagens populares