16 novos Campeões Nacional de Greco e de Livre Feminina 2017

Distribuídos 16 títulos nacionais


Os melhores Lutadores Masculinos e Femininos de todo o País subiram ao tapete para disputarem os mais altos títulos em disputa na presente época, os títulos de Campeão Nacional Individual de Luta Greco Romana e Luta Livre Feminina de 2017.

Os Campeonatos Nacionais foram realizados pela Federação Portuguesa de Lutas Amadoras no Pavilhão de Esteiros da Faculdade Motricidade Humana no Jamor.

Um dos grandes combates deste Campeonato Nacional. Foto: Luís Marques


Antes das disputas dos títulos nacionais, procedeu-se ao desfile de meia centena de lutadores de 10 clubes, foram elas:
De Braga - Casa do Povo de Martim;
De Lisboa - Sport Lisboa e Benfica, Junta de Freguesia de Casal de Cambra, Casa Pia Atlético Clube, Clube Musical União, Grupo Desportivo da Mouraria;
Do Porto - Altis Clube de Paredes;
De Setúbal - Associação Portuguesa de Ciências de Combate, Clube de Lutas do Bastos, Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo.

Passamos agora a descrever quem são os Campeões e as Campeãs de Portugal de Greco Romana e de Livre Feminina.

As campeãs de Portugal, nas categoria das Jovens Promessas, em Cadetes, são:
Nos 49Kg, a Sofia Costa, a nossa Jovem All Star de 2016, venceu o título pela segunda vez consecutiva.
Nas restantes categorias o poderio do Sport Lisboa e Benfica ao vencer três categorias, com atletas que se estrearam a vencer, nos 52Kg está a filha do campeão Rui Soares, a Diana Soares, nos 56Kg estaá a Beatriz Santos e nos 70Kg a campeã foi a Eduarda Miranda.

No escalão de Absolutas, as campeãs são:
Liliana Santos apesar de não ter participado, por gravidez, deixa um recorde de 13 anos consecutivos a vencer um título de Campeã Nacional, um registo imbativel nos próximos anos.
Nos 69Kg, Sónia Brázio do GD Mouraria vence o seu primeiro título após vários anos a tentar, mas demonstrou que nunca se deve desistir de um sonho.
Nos 70Kg, está a estrela do Norte, a Sofia Oliveira do CP Martim que com esta conquista passa a ser tetracampeã.

O clube que mais arrecadou Campeãs Nacionais foi o Sport Lisboa e Benfica com 3, seguido do Altis CP, do CP de Martim e do GD Mouraria com 1.

Nos Masculinos, os Campeões de Portugal nos escalões das Promessas Nacionais, em Cadetes, foram:
Na categoria de 58Kg, está o nosso Jovem All Star de 2016 que venceu enquanto Iniciado, João Caldas do GDC Casal do Sapo, agora cadete, conquista o seu segundo título.
Nos 63Kg o vencedor foi o José Silva da CP Martim ao conquistar o seu primeiro título.
Já nos 100Kg, Rúben Silva do CL Bastos é bicampeão nacional.

Nos Juniores Masculinos, todos os vencedores foram, Campeões pela primeira vez:
Assim nos 60 e nos 66Kg, os campeões pelo segundo ano consecutivo, foram, o António Cabral e o Julinho Dju da JF Casal de Cambra.
Nos 74Kg, o campeão foi o Pedro Caldas do GDC Casal do Sapo, que conquistou o seu 5 título.
E nos 120Kg, o vencedor pela segunda vez foi o Leandro Luís da CP Martim.

Na Elite da modalidade, os Seniores Campeões de Portugal foram os seguintes lutadores:
Nos 55Kg, o campeão pela segunda vez, foi o João Silva da CP Martim, o seu último título foi em Juniroes em 2011.
Nos 85Kg, uma categoria dificil, pois estavam atletas de elite e de seleção nacional em modalidades diferentes como o Bruno Borges do Grappling, o Milton Lopes do Mixed Martial Arts (MMA) e o Zurab Bekauri da vertente que superou os seus adversários e assim vence pela segunda vez este título.
Nos 98Kg, o campeão foi o Rui Soares da Casa Pia AC que conquistou o seu 10º título.

O clube que mais arrecadou Campeões Nacionais foi a Casa do Povo de Martim com 3, seguido do GDC Casal do Sapo, JF Casal de Cambra e da Casa Pia AC com 2 e por último com 1 campeão o CL Bastos.

Em termos coletivos o grande vencedor foi, pela primeira vez, a Casa do Povo de Martim com 4 Campeões Nacionais. Em segundo lugar ficou o Benfica com 3, seguido do Casal do Sapo, Casal de Cambra e a Casa Pia com 2 e por fim com 1 ficou o Altis, a Mouraria e o Bastos.

Regularam os combates a Equipa de Arbitragem constituída pelos Internacionais João Costa, Rui Marta, Leonel Pedro e o Frederico Bastos em conjunto com os Nacionais João Vitor Costa, Carlos Nunes, Paulo Dores e o Pedro Bastos.

Comentários

Mensagens populares