Colóquio Internacional creditado para treinadores

Colóquio Internacional - Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento


Colóquio Internacional - Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento
20 e 21 de março
Assembleia da República | Fundação Calouste Gulbenkian
Inscrições abertas em:
(ação de formação creditada para professores, treinadores e técnicos de educação física)



O Professor Manuel Sérgio promoveu uma verdadeira revolução científica no conhecimento da Educação Física e do Desporto, através de um corte epistemológico de onde nasceu o conceito de motricidade humana. O presente colóquio irá evocar e destacar a sua obra e pensamento, bem como prestar uma justa homenagem a este filósofo e pedagogo da cultura portuguesa, cujo legado se projeta igualmente além-fronteiras.

O Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito do desenvolvimento do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), convida V. Exa. a participar no  Colóquio Internacional Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento, a ter lugar na Assembleia da República (Sala do Senado) e na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 2), nos próximos dias 20 e 21 de março, respectivamente.

Esta iniciativa tem em vista analisar e salientar o legado pedagógico, filosófico e cívico do Professor Doutor Manuel Sérgio, contribuir para uma visão de conjunto em torno da sua obra, e prestar igualmente uma justa homenagem a este vulto da cultura portuguesa contemporânea.

O presente colóquio conta com os contributos de Catarina Barosa, Daniel Tércio,  Guilherme d’Oliveira Martins, Gustavo Pires, João Batista Freire, Jorge Araújo, José Barata-Moura, José Carlos Vasconcelos, José Eduardo Franco, Luís Machado de Abreu, Miguel Real, Viriato Soromenho-Marques, entre outras personalidades. O formato do encontro pautar-se-á por conferências plenárias, distribuídas pelas temáticas “Desporto e Corporeidade”, “Humanismo e Transcendência”, “Corte Epistemológico”, “Corpo e Cultura”, “História e Perspetivas em torno da Corporeidade”. De especial referência a sessão “Testemunhos e Vivências”, a decorrer na Sala do Senado da Assembleia da República, sobre a vida e a obra do Professor Manuel Sérgio, reunindo depoimentos de diversas figuras ligadas aos meios da cultura e do desporto em Portugal, entre as quais dirigentes desportivos e treinadores, e personalidades como Aurélio Pereira, Emídio Guerreiro, Francisco Louçã, Jorge Jesus, Jorge Nuno Pinto da Costa, José Neto, Laurentino Dias, Luís Filipe Vieira, Odete Santos, Rui Vitória ou Vítor Serpa.

O Colóquio Internacional Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento é uma iniciativa da Cátedra Convidada FCT Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH – UAb/CLEPUL-FLUL), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Câmara Municipal de Lisboa (CML), do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL), o Sporting Clube de Portugal (SCP), o Clube de Futebol Os Belenenses (CFB), entre outras instituições.


Fonte: IPDJ

Comentários

Mensagens populares