Donald Trump mexe com as Lutas Olímpicas

Irão proíbe EUA de lutar da Copa do Mundo de Luta Livre após política do Presidente Trump


O Irão teria proibido os USA Wrestling de competir no Mundial de Freestyle 2017 em resposta à ordem executiva do presidente norte-americano Donald Trump sobre imigração.

Imagem de ambas as Federações de Wrestling a apoiar o movimento "Save The Olympic Wrestling"


Bahram Qasemi, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Iraniano, declarou que a presença da equipa de Wrestling dos EUA na competição, havia sido rejeitada.

A ordem executiva de Trump, assinada em 27 de janeiro, proíbe os cidadãos de sete países de maioria muçulmana - Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen - de entrar nos EUA por um período de 90 dias.

De acordo com a Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA), Qasemi afirmou que a política do Presidente Trump fez com que o Ministério dos Negócios Estrangeiros se opusesse inevitavelmente à ideia de a equipa americana viajar ao Irão para competir. A competição deve acontecer entre 16 e 17 de fevereiro, com a Copa do Mundo vista como um dos maiores eventos de luta livre.

No início desta semana, o corpo de governo da modalidade a United World Wrestling (UWW) expressou seu desejo de ajudar a garantir que os lutadores tenham a oportunidade de competir. Em uma declaração, o órgão de administração confirmou ao Inside the Games que eles estavam olhando para encontrar uma solução para a competição a chegar.

"Embora tenhamos esperado um resultado diferente do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, apreciamos a natureza complexa desta decisão", disse Nenad Lalovic, presidente da UWW. "Estamos trabalhando atualmente para encontrar uma solução para a Copa do Mundo de Freestyle o mais rápido possível. Apesar das restrições de viagem entre os seus países, fui encorajado esta semana pela cooperação e amizade da Federação Iraniana de Luta Livre e da Wrestling dos EUA. Como vimos ao longo dos anos, wrestling é um esporte que une as pessoas e as nações. United World Wrestling hospeda um calendário completo de eventos em cada temporada e estamos certos de ver lutadores americanos e iranianos na mesma esteira novamente em um futuro muito próximo."

A proibição é uma resposta à decisão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imigração © Getty Images


EUA Wrestling anunciou sua intenção de enviar uma delegação de 13 atletas, dois treinadores, um árbitro, um membro da equipe médica e um cinegrafista para o evento no início desta semana, além de outros delegados oficiais.

A organização declarou que ainda não receberá qualquer documentação oficial de que será incapaz de competir no evento.

"Nessa época, nem a Wrestling dos EUA nem a United World Wrestling foram notificadas oficialmente de que esses relatórios são precisos", disse um porta-voz da USA Wrestling. "Não temos documentação oficial de que a equipe de Wrestling dos EUA será negada a oportunidade de participar da Copa do Mundo de Freestyle. A Copa do Mundo de Freestyle é o campeonato mundial de dupla reunião do mundo, um dos eventos mais importantes que a United World Wrestling recebe todos os anos. Se esses relatórios forem verdadeiros, a USA Wrestling está extremamente desapontada com isso, o que, acreditamos, seria uma situação inaceitável. Wrestling é sobre a competição e a boa vontade através do desporto, e não é lugar para a política. Quando ou se o USA Wrestling puder confirmar esses relatórios oficialmente, poderemos fornecer comentários adicionais.

A organização afirmou que eles tinham uma longa tradição de competir com nações que podem não ter uma forte relação entre os seus governos, bem como o patrocínio da primeira equipe desportiva americana para competir no Irão após uma ausência de quase 20 anos. Isso veio quando uma equipe de wrestling freestyle competiu na Copa Takhti 1998 em Teerã. Desde então, EUA Wrestling foi ao Irão 15 vezes para competir em competições de wrestling. O Irã visitou os Estados Unidos para competir em eventos de wrestling 16 vezes desde a década de 1990, disse a USA Wrestling.

Fotos: UWW e ITG
Tradução: Google
Arranjo: MLO

Comentários

Mensagens populares