Termina o "em guarda à quatro" em Greco Romana

Extinção do par terre passa a vigorar também na categoria sénior


A United World Wrestling reforçou junto das Federações Internacionais as novas regras para o estilo Greco Romano que passam a vigorar para todas as categorias.

Gr 85kg BRONZE: Denis Maksymilian KUDLA (GER) df. Viktor LORINCZ (HUN), 3-3, (Photo: Gabor Martin)


O fim do par terre, na gíria portuguesa "em guarda à quatro" posição de quatro apoios em que o atleta passivo fica em situação exposta e facilita o golpe do adversário, é a principal alteração. A mudança já servia para os atletas das categorias cadete e júnior desde 2015, mas em virtude da proximidade dos apuramentos olímpicos e dos Jogos Olímpicos, passou a valer a partir de setembro de 2016 para a categoria sénior.

Como vai ficar a punição por passividade no estilo greco-romano.

Primeira chamada: dar aviso verbal ao lutador passivo usando vocabulário da UWW sem parar a luta;

Segunda chamada: para o mesmo lutador passivo, árbitro dará primeiro aviso de passividade, novamente sem parar a luta;

Terceira chamada: quando o mesmo lutador estiver passivo, árbitro dará segundo aviso de passividade e 1 ponto técnico ao oponente, novamente sem parar a luta.

O objetivo da mudança é tornar os embates dinâmicos. Nos Jogos Olímpicos, das seis categorias do estilo, cinco foram decididas a partir da posição do par terre.

Com a extinção desta regra, os atletas terão que buscar ainda mais o combate, facilitando o aumento das projeções e contribuindo ainda mais para a plasticidade da modalidade.

Comentários

Mensagens populares