MMA a caminho do reconhecimento em Portugal

O MMA EM PORTUGAL ESTÁ A CAMINHO DO RECONHECIMENTO


A CAPMMA vem desta forma dar a conhecer ao público em geral, aos praticantes, adeptos e agentes do MMA em particular, os importantes desenvolvimentos para o reconhecimento e regulamentação do nosso desporto em Portugal.

Pedro Silva, Presidente da FPLA, IMMAF CEO, Densign White e Presidente da CAPMMA, Luis Barneto

No passado mês de Maio pp. o Sr. Luis Barneto, Diretor Executivo da CAPMMA, e o Dr. Pedro Silva, Presidente da FPLA – Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, foram recebidos em audiência por Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo.

Nesta audiência, onde também esteve presente o Dr. Diogo Nabais, Adjunto do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, os representantes do nosso desporto defenderam a importância do urgente reconhecimento do MMA, e viram essa preocupação ser compreendida e partilhada pelos seus interlocutores.

Na sequência desta audiência, a FPLA irá continuar a desenvolver, durante o processo de revalidação do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, que se realizará após o final do Ciclo Olímpico, os procedimentos necessários para o reconhecimento pleno e cabal do MMA.

A audiência acima referida ocorreu na véspera de uma audição, que reputamos de extremamente importante, na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da Republica, cujo conteúdo integral pode ser ouvido no link que disponibilizamos no final deste texto.

Para esta audição, face ao teor da convocatória, onde o MMA era colocado em causa enquanto "desporto”, e o a sua prática e reconhecimento poderiam estar em causa no presente e no futuro, o Diretor Executivo da CAPMMA fez-se acompanhar pelo Dr. Pedro Silva, que além de presidente da FPLA, é membro da Comissão de Orientação estratégica do Comité Olímpico de Portugal e Embaixador do Plano Nacional para a Ética no Desporto, e ainda pelo Sr. Densign White, CEO da IMMAF – International Mixed Martial Arts Federation, que durante 10 anos foi chairman da British Judo Association e enquanto atleta de Judo foi atleta Olímpico por 3 vezes.

Salientamos o facto do Sr. Densign White, e a IMMAF, considerando a importância do momento, de imediato, se disponibilizarem para estarem presentes na audição e para prestarem o apoio necessário à CAPMMA e à FPLA, a este propósito.

Importa sublinhar como resultado da audição, e procurando resumir as quase duas horas de esclarecimento e debate, o facto, que consideramos relevante e claramente positivo de no final da sessão ficar patente que todos os deputados inclusive os signatários da petição que desencadeou a audição, concordaram com a importância e urgência do reconhecimento e consequente regulamentação do desporto, e mostraram de um modo geral o seu agrado com o andamento do processo da CAPMMA e da FPLA junto da tutela, nomeadamente da Secretaria de Estado e do IPDJ, IP.

Nesta medida, é nossa fundada convicção de que em 2017 o MMA será cabalmente reconhecido, enquadrado e apoiado pelas instituições nacionais que tutelam o desporto em Portugal.

http://media.parlamento.pt/…/12_CCCJD/CCCJD_A/CCCJD_A_20160…

Fonte: CAPMMA
Foto: CAPMMA

Comentários

Mensagens populares