Última oportunidade de apuramento em Istambul

1st OG World Qualifying Tournament


As Seleções Nacionais de Portugal de Greco Romana e de Livre Feminina participaram na, primeira de duas competições de qualificação olímpica mundiais, intitulada por 1st OG World Qualifying Tournament de 22 a 24 de Abril de 2016 em Ulaanbaatar na Mongólia.


Hugo Passos vence Búlgaro na Mongólia e desiste do apuramento Rio2016 

Ainda não foi desta que, Hugo Passos, Liliana Santos e Vânia Guerreiro, conseguiram o apuramento Olímpico, vai ser o tudo ou nada em Istambul na Turquia. Foi uma competição com muitas queixas de Arbitragem.

O primeiro a entrar em ação foi o Hugo Passos na sua categoria habitual, os 66Kg. Neste torneio combateu três vezes, onde ganhou um combate e perdeu os outros dois, classificando-se em 11º entre 26 lutadores de tudo o mundo. Nas qualificativas encontra a Finlandês Tero Vaelimaek (Sem grandes resultados internacionais) e perde por Grande Superioridade Técnica de 8-0, foi repescado e nesse combate frente ao Búlgaro Nikolay Vichev (1 Prata 2 3 Bronzes em Europeus e 1 Bronze no Mundial) arranca uma vitória por, também, Grande Superioridade Técnica de 8-0, no combate seguinte, de acesso à final para a Medalha de Bronze, encontra o Americano RaVaughn Perkins (4 torneios UWW ganhos) perde por Decisão aos Pontos, num combate bastante renhido, tendo ficado, 2-0. Esta categoria foi vencida pelo Búlgara Elitsae Yankova (Campeã do Mundo em 2013) que assim garante apuramento para o Rio2016.

Hugo Passos já não irá participar no próximo torneio de qualificação, porque irá participar no 4th World Deaf Senior Greco-Roman Championships, que decorrerá nos dias 6 a 9 de Maio em Tehran no Irão, onde irá tentar vencer a 3 Medalha de Ouro.

Liliana Santos na categoria dos 48Kg, classificou-se na 14ª posição da tabela entre 17 atletas. O seu primeiro e único combate foi frente Anna Lukasiak da Polónia (2 Medalhas de Bronze no Mundial Universitário), tendo perdido, no último segundo, por Decisão aos Pontos, pelo parcial de 2-1. A vencedora da categoria foi a Coreana Hyon-Gyong Kim. (2x Campeã da Ásia e uma Medalha de Bronze no Campenato do Mundo).

Por último, Vânia Guerreiro, na categoria dos 53kg, também não conseguiu o apuramento. no seu primeiro e único combate nos Oitavos de Final. Um combate bastante influenciado pela Equipa de Arbitragem, onde a nossa lusa teve a sua adversária, a Moldava Iulia Leorda (Prata no Europeu e Prata no Mundial, Ouro no Mundial Universitário e Prata no Olímpico Jovem), por duas ocasiões o Assentamento de Espáduas, sendo confirmado pelo Árbitro, mas não confirmado pelo Chefe de Tapete. O Selecionador Luís Fontes ainda pediu o "Challenge" mas foi rejeitado pelo Chefe de Tapete, ficando sem efeito. Assim perde o encontro por Decisão aos Pontos pelo resultado de 11-4. Não conseguiu a repescagem e classifica-se em 15º Lugar entre 22 lutadoras. A vencedora desta categoria e apurada para os Olímpicos é a Helen Maroulis dos Estados Unidos da América (2 Ouros e 1 Bronzes em PanAmericanos, 1 Ouro, 2 Pratas e 3 Bronzes em Mundiais e ainda um Ouro e uma Prata em World Cups).

Fica assim adiada para a última oportunidade em Istambul na Turquia, a possibilidade de apuramento olímpico, nos próximos dias de 6 e 8 de Maio.

Força Meninas, Rumo ao Rio.

Vídeos dos Combates

Hugo Passos - 66Kg




Liliana Santos - 48Kg


Vânia Guerreiro - 53Kg



Comentários

Mensagens populares