Portugal esteve presente em Fórum de Lutas Associadas

Fórum sobre Estilos de Lutas Associadas mostra ser frutífera


Portugal esteve presente neste primeiro Fórum sobre os Estilos de Lutas Associados realizado pela United World Wrestling na Turquia pelo Presidente da Federação Pedro Silva e pelo Secretário Geral Hildeberto Leão.

Da Mongólia ao Brasil, do Senegal ao Cazaquistão o interesse nas Lutas Associadas está sempre presente em todo o mundo e para muitos fãs da modalidade, significa desfrutar de estilos muito diferentes do que o tipo a maioria dos fãs, vêm durante os Jogos Olímpicos.



Na semana passada, em Istambul a United World Wrestling deu os primeiros passos em unir estes vários estilos sob o mesmo "guarda-chuva", e realizou o primeiro Fórum sobre os Estilos de Lutas Associados. As reuniões duram dois dias e permitiram a uma série de líderes de luta de todo o mundo conhecer e discutir as semelhanças entre seus estilos tradicionais e, possivelmente, criar oportunidades para as competições inter-disciplinares.


"Ficamos satisfeitos com a afluência em Istambul", disse o presidente da UWW Nenad Lalovic. "A comunidade de luta é conhecida pela sua paixão e os estilos tradicionais e associados são o lar de alguns dos líderes mais apaixonados do desporto."

O evento foi organizado pela Turkish Wrestling Federation (Federação da Turquia) e com a participação de líderes de luta de mais de três dezenas de países dos cinco continentes, muitos dos que deram breves apresentações introdutórias sobre as suas tradições locais.



Além dos estilos tradicionais, houve apresentações sobre estilos de nível do Wrestling Belt, Pankration e Grappling. Os membros da Comissão Wrestling Belt aproveitaram e passaram um dia extra no local para trabalhar, numa variedade de regras e recomendações. 

Membro do Bureau da UWW e Presidente da comissão de Associate Wrestling Styles, Karl -Martin Dittman da Alemanha, deu um discurso de encerramento curto em que apontou uma variedade de oportunidades de crescimento para os estilos tradicionais. Uma ideia mencionada foi em realizar um Festival, bi-anual ou quadrienal, da World Wrestling em que todos os estilos do mundo poderiam convergir em competições, festas e outras atividades. 

"As oportunidades para os estilos associados são quase ilimitadas ", disse Dittmann. "Nós estamos olhando para a frente para ajudar a desenvolver estes estilos e em seguir a liderança do Sr. Lalovic abrir a organização até mais povos ao redor do mundo." 

As apresentações foram feitas pelos seguinte membros:

Belt Wrestling, Ginutas VILLETA (LTU)

Grappling, Rizvan BOCHKAEV (RUS)

Pankration, Ziyaudin ISAEV (RUS)

Kazakh Kuresh, Shamshinurov Marat ORAZBAEVICH (KAZ)

Koresh Russia, Farid AKMADIEV(RUS)

Association of Bel Olish and Uch Kurash of Uzbekistan, Norkuli YUSUPOV (UZB)

Iranian Pahlavani, Farnaz PARNHAI (IRI)

Ukranian Belt Wrestling, Gennadii ARZIUTOV (UKR)

Senegalese Wrestling, Dr. Alioune SARR (SEN)

Gouren Wrestling, Aurélie EPRON (FRA)

Mongolian Bokh, BATBAYAR Buyandelger (MGL)

Kazakh Belt Wrestling, Rafik Valiyev VALIYEV (KAZ)

Yakutia Wrestling, Petr IUMSHANOV (RUS)

Zimbabwe Traditional Wrestling, Tapiwa Ray MASINIRE (ZWE)

Turkish Traditional Wrestling, Mehmet Emin BAY (TUR)

Foto: World Wrestling
Tradução: Google
Arranjo: MLO

Comentários

Mensagens populares