Lutas Olímpicas em Conferência em Sesimbra

Ciclo de Conferências sobre o Tema: "Desporto"


Conferência sobre Desporto organizado pelo Rotary Clube de Sesimbra e moderado pelo companheiro Filipe Cunha, também antigo jogador de Hóquei em Patins no Grupo Desportivo de Sesimbra. Com a presença do presidente Grupo Desportivo Sesimbra, Luis Séneca selecionador nacional de hóquei em patins, mas João Aldeia da escola de ténis de Sesimbra e Pedro Silva Presidente "da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras a convite do" Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo.

Painel de intervenientes nesta ação

Pedro Silva, veio ainda que de forma sucinta fazer breve apresentação da modalidade da "Luta Livre" desde a sua fundação até aos nossos dias. Com uma apresentação onde mostrou os resultados excelentes a nível nacional e internacional com algumas medalhas olímpicas na modalidade, referindo o pouco apoio e quase total desconhecimento desta modalidade no Concelho e no país.

João Aldeia, professor de Ténis na Escola de Ténis de Sesimbra, veio também fazer um pouco de balanço do trabalho que ao longo dos vários anos tem vindo a desenvolver no Concelho. Sebastião Patrício , presidente do Grupo Desportivo de Sesimbra, fez breve resenha do que tem sido o GDS mostrando a grande variedade e também as dificuldades de gerir este clube como uma empresa. Tocou em alguns pontos essenciais para o futuro de alguns treinadores deste e da maioria dos clubes, com a "nova lei" de créditos e de formação de treinadores que passou a ser um negócio, dificultando e muito o trabalho dos actuais treinadores, ponto que tocou aos outros oradores que manifestaram estar também preocupados com o futuro da formação de treinadores para a sobrevivência de algumas modalidades. Sebastião Patrício realçou ainda o êxito que é o projecto "Sesimbra Summer Cup" que trás até Sesimbra algumas centenas de jovens praticantes.

Por fim o selecionador nacional de Hóquei em Patins Luís Sénica manifestou também o total desacordo com a politica desportiva nacional e também com o referido problema da formação de treinadores. Diz que a modalidade não é só o Hóquei em Patins , mas que também a patinagem Artística, entre outras fazem parte deste federação de patinagem e que é a principal modalidade a trazer Medalhas e prémios a Portugal.

Uma série de intervenções e questões por parte dos presentes e que manifestam a falta de uma politica educativa de desporto nas escolas e a sua ligação ás novas gerações "das novas tecnologias" onde o desporto na sua maioria das vezes é deixado de lado ou nem existe.

Ficou ainda a proposta do Rotary Club de Sesimbra de articular com as associações desportivas do Concelho e o Instituto Português do Desporto e Juventude para se fazer em Sesimbra algumas acções de formação nas alturas de "defeso" de cada modalidade.

A mensagem final de Luís Sénica é que "... o Sonho e a Paixão é que mandam e vê o desporto diariamente da mesma forma que os homens do Mar. Quando há tormenta não vão ao Mar e todos os dias trabalham para levar a sua vida profissional da melhor forma possível, mas com muito trabalho e esforço e de forma digna, assim deverá sempre ser! "

A todos o Rotary Club de Sesimbra agradece a presença.

Foto: Rotary Club de Sesimbra

Comentários

Mensagens populares