Liliana Santos no Top10 na Suécia

Klippan Lady Open 2016



Terminou a participação da Seleção Nacional em terras da Suécia, na sua participação no prestigiado torneio internacional Klippan Lady Open.



A Seleção Nacional em Luta Livre Feminina de Absolutas esteve representada pelas nossas duas melhores lutadoras atualmente e de sempre, a Liliana Santos e a Vânia Guerreiro. Esta é a segunda etapa na preparação da qualificação Olímpica das nossas lusas, tendo a primeira etapa chegado à Final da Medalha de Bronze no Torneio Internacional de Paris em França.

Sob a orientação do Selecionador Nacional, Prof. Luís Fontes, as nossas campeãs tiveram distintas classificações, tendo a Liliana ficado no Top10 e a Vânia no final da tabela. Mas ambas, tiveram grandes combates e óptimos pormenores que nos fazem sonhar com as classificações olímpicas.

Liliana Santos na categoria dos 48Kg, classificou-se na 10ª posição da tabela entre 20 atletas. O seu primeiro combate foi frente à Agente de Autoridade da Policia Italiana a Silvia Felice, que o seu melhor resultado desde 2003, é um Campeonato do Mediterrâneo. No inicio do combate a nossa lutadora sofre um Braço Rolado, estando em desvantagem por 4-0, ao longo dos 5 minutos, Liliana consegue virar o marcador para 6-4. No último minuto e já a defender o resultado é penalizada com uma Advertência e perde um ponto e logo a seguir perde outro ponto por sair da zona de luta, ficando o combate empatado a 6-6, mas a vantagem para a Italiana. Nos últimos 10 segundos, Liliana não se inconformou e num último esforço, consegue empurrar a Agente de Autoridade para fora do tapete e ganha o seu ponto de ouro e vence o combate. No combate seguinte mede forças com a Kika Kagata que apesar de muito jovem 20 anos, já conta no currículo 3 Campeonatos do Mundo em Cadetes e um Campeonato Asiático em Juniores e perdeu este combate por 6-0, lutando até ao fim dos 6 minutos. Assim com estes resultados, Liliana classificou-se em 10º lugar, numa categoria vencida pela Americana Victoria Anthony (Campeão da PanAmérica e 2x Campeã do Mundo).

Já a Vânia Guerreiro na categoria dos 53Kg, classificou-se na 26ª posição da tabela entre 26 atletas. O no primeiro encontro, mediu forças com a Mayu Mukaida do Japão, que apesar de ser selecionada para o Campeonato Continental da Ásia, que decorreu no mesmo fim-de-semana, não é uma lutadora qualquer, no currículo tem 2 títulos Mundiais e 2 Asiáticos, sendo o último no ano passado e ainda a Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014. Como já se esperava, Vânia apanhou uma boa atleta do Japão a Mayo Mukaida e numa puxada ao solo e uma sucessão de várias Cinturadas Russas, perde o combate. Como a Japonesa chega à Final da Categoria, onde perde com a Sofia Mattsson que estava a jogar em casa, dá a possibilidade de Vânia ser repescada e ainda ter a hipótese de chegar à Medalha de Bronze. Nesse combate encontra a Romena Estera Dobre, 10ª classificada nos Jogos Olímpicos em Beijing na China em 2008 e perde por 8-0.

Terminou a competição, mas as nossas campeãs ficaram em solo Sueco a participar num Estágio Internacional, com outras atletas de topo.

Resultados do Klippan Lady Open 2016  

Comentários

Mensagens populares