Sport Lisboa e Benfica não irá ter Seniores

Águias sem seniores


O Projeto de Desportos de Combate do Sport Lisboa e Benfica desistiu da sua intenção de construir uma Equipa de Seniores Masculinos de Lutas Olímpicas, capaz de fazer voltar aos tempos áureos dos anos 80 e 90.

A decisão partiu pelo coordenador do Projeto o Paulo Magalhães que o transmitiu ao Treinador José Bastos que teria de desistir de ter uma Equipa de Seniores, por questões não divulgadas, decisão que se irá estender pelas próximas épocas desportivas.

José Bastos preparava-se para construir uma Equipa capaz de disputar competições nacionais por clubes como a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional, teve que abortar as contratações que estava a realizar, onde dois lutadores já tinham assinado.

Conforme anunciamos, o Benfica já estava a formar a sua equipa e até dois lutadores tinham assinado como o João Vitor Costa e o Rui Soares. Este último em dupla função, como lutador e como Treinador da Equipa Feminina. Depois desta decisão técnica, ficaram para trás nomes como Adrien Roman, Hélder Pinto, Miguel Leirão, Kevin Scholle, entre outros. Também estavam em conversações com um lutador internacional luso-descendente radicado na Suíça do clube Sporting Club des Lutteurs de Martigny o Félix Ferreira, que podia vir a Portugal combater e juntar-se à equipa. Todos eles estão agora a assinar por outros clubes.

As decisões para as próximas épocas são na construção de uma equipa forte em Luta Livre Feminina onde pretendem ser a melhor equipa nacional feminina e seniores só quando os mais novos crescerem.

As Águias durante duas décadas, nesta modalidade ganharam 4 Campeonatos Nacionais (1989, 1991, 1992, 1993) e 3 Taças de Portugal (1988, 1989, 1993), tendo perdido várias vezes para os rivais, o Sporting Clube de Portugal. Mais recentemente, em 2014, ao comando do Mestre Luís Fontes, a equipa ficou pelo caminho no acesso à Final-Four da Taça de Portugal, perdendo frente à Casa Pia Atlético Clube, competição vencida pelo Clube Musical União.

Durante esses tempos áureos do Benfica, muitos foram os lutadores que se sagraram Campeões Nacionais e representaram Portugal além fronteiras. Muitos deles ainda são recordados pelas suas conquistas e pelas marcas tanto no clube como na modalidade, nomes como Alberto Covas, Alfredo Correia, Alexandre Silva, Alfredo Correia, Américo Cacheira, Bento Cruz, Carlos Marques, Damião Clara, Ernesto Rodrigues, Fernando Carreira, Fernando Gaspar, Hélder Jorge, João Antão, João Arcanjo, José Valente, Júlio Carvalho, Luís Marques, Luís Campos, Mário Nunes,  Ricardo Soares, Rui Lopes, Vítor Dias e Victoria Justice. Tendo também treinadores e lutadores que estiveram em Jogos Olímpicos, como David Maia em Atlanta/EUA de 1996, Joaquim Vieira em Montreal/Canadá de 1976, Orlando Gonçalves em Roma/Itália de 1960 e em Munique/Alemanha de 1972 e Paulo Martins em Barcelona/Espanha de 1992.

Equipa de Lutas Olímpicas da Década 90 num encontro com o Presidente do Benfica João Santos

Foto: Luís Marques

Comentários

Mensagens populares