João Vitor Costa convocado para Evento-Teste e Rio2016

Lutas Olímpicas em Evento Teste


João Vitor Costa foi aprovado como voluntário da primeira edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul, com o anúncio dos primeiros 50 mil aprovados para atuar no Rio2016.

João Vitor Costa aqui como voluntário da UEFA Champion League 2014
Desde agosto de 2014, que ele deu início ao sonho de fazer parte deste grande evento, agora a ansiedade terminou com a aprovação da sua candidatura, onde passou por um rigoroso processo seletivo que foi submetido. A partir dessa primeira lista, o Comité enviará, aos poucos, por e-mail a carta-convite, comunicação oficial que informará a área funcional, o cargo e a instalação para qual o candidato foi selecionado. Para confirmar a participação como voluntário.

Essa comunicação oficial do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos já chegou em modo Carta-Convite para o Evento-Teste de Lutas Olímpicas a realizar-se nos dias 30 e 31 de Janeiro no Arena Carioca no Parque Olímpico. Uma competição só para o Estilo Livre Feminino, onde cerca de 18 Países e perto da centena de lutadoras, vão se adaptar à organização e familiarizarem com os locais de competição.

O primeiro apurado para os Jogos Olímpicos em Lutas Olímpicas, foi o nosso Diretor João Vitor Costa que irá ser Assistente de Local da Competição no Arena Carioca. Apuramos que será bastante difícil ele estar presente nesta competição, devido ao transporte, mas espera-se que no mês de Agosto, seja uma realidade. 

Esperamos que não seja, só ele, mas também os nossos lutadores portugueses que no primeiro semestre, participarão em eventos de apuramento para os Jogos. Liliana Santos, Hugo Passos, João Carvalho e Vânia Guerreiro, estamos com vocês.  

Aquece Rio 

Aquece Rio é o programa de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No total são 45 disputas esportivas, que acontecem majoritariamente nas mesmas instalações dos Jogos, com o objetivo de testar todas as operações que envolvem as competições.

Os eventos-teste acontecem em quatro regiões de competição - Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã. A Regata Internacional de Vela, disputada na Baía de Guanabara em agosto de 2014, foi o primeiro deles, e o último está marcado para maio de 2016, três meses antes dos Jogos.

Todos os eventos-teste envolvem o Comitê Rio 2016, que terá a oportunidade de testar as operações específicas nas 15 competições organizadas pelas federações internacionais ou nacionais do esporte, onde o foco estará concentrado na área de competição, incluído os sistemas de resultado dos Jogos. No total, serão 25 eventos organizados integralmente pelo Comitê Rio 2016, onde diversos outros aspectos também serão testados de maneira alternada, como segurança, limpeza, transporte etc. Além disso, mais cinco eventos esportivos sob comando compartilhado entre as federações internacionais e o Comitê Rio 2016 pretendem simular situações reais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Os eventos-teste são também uma chance para os atletas conhecerem e se familiarizarem com os locais de competição e, em alguns casos, uma oportunidade para o público participar e se engajar com o evento. Ao todo, os eventos-teste reunirão cerca de 7 mil atletas – muitos dos quais virão pela primeira vez à cidade – e 12 mil voluntários.

O programa conta com três ondas de competição. A primeira, que tem como foco os esportes disputados ao ar livre - como remo, hipismo e triatlo - acontece de julho a outubro de 2015, com o objetivo de oferecer aos atletas as mesmas condições climáticas que serão encontradas nos Jogos. De novembro de 2015 a janeiro de 2016, será a vez dos esportes indoor. A terceira e última etapa de competições acontece entre os meses de março e maio de 2016, já no ritmo dos Jogos.

O nome do programa diz tudo: é um aquecimento.

Baixe o calendário dos eventos-teste

Evento teste das Lutas Olímpicas em Luta Feminina: Evento Teste

Documento Oficial do Evento Teste: Programa e Info

Fonte: Rio2016
Foto: Rio2016

Comentários

Mensagens populares