Setúbal é Cidade Europeia do Desporto em 2016

Setúbal vai ser Cidade Europeia do Desporto em 2016

Depois de Guimarães, Maia e Loulé, Setúbal é a quarta cidade portuguesa a ser escolhida pela ACES Europe. O programa com um orçamento de cerca de meio milhão de euros tem já garantida uma prova de apuramento para os jogos olímpicos

Vista aérea da zona litoral de Setúbal
Setúbal vai ser Cidade Europeia do Desporto em 2016, e promete um programa desportivo “de excelência” com um orçamento de aproximadamente meio milhão de euros, disse nesta segunda-feira ao PÚBLICO o vereador da Câmara de Setúbal com os pelouros da Cultura e Desporto.

Segundo Pedro Pina, a autarquia estima um investimento de cerca de 500 mil euros, mas não sabe ainda qual vai ser o custo para o município uma vez que o evento será comparticipado por outras entidades, entre as quais a secretaria de Estado do Desporto e Juventude que financiará 100 mil euros.

“O orçamento está ainda a ser ultimado, não podia ser fechado, assim como o programa, porque não podíamos acertar provas e outras iniciativas enquanto não tivéssemos a certeza de que Setúbal seria escolhida”, disse Pedro Pina.

Além do investimento directo na organização da Cidade Europeia, com provas, logística e demais obrigações, o município “vai fazer também investimento indirecto, em reabilitação de equipamentos desportivos e outros”, refere o vereador.

A decisão da ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, entidade que atribui os títulos de Capital e Cidades Europeias do Desporto, foi anunciada sábado.

“Setúbal tem muito trabalho desenvolvido na área desportiva e merece o título de Cidade Europeia do Desporto 2016”, anunciou Francesco Lupatelli, presidente da ACES Europe numa conferência de imprensa realizada na Casa da Baía.

Na avaliação realizada por esta entidade, o potencial desportivo de Setúbal surge associado aos desportos náuticos, com o mar e o rio em grande destaque, e a serra da Arrábida identificada também como local de excelência para a prática desportiva. O relatório da ACES realça ainda a aposta no “desporto para todos” promovida pela Câmara Municipal.

Depois de Guimarães, em 2013, Maia, 2014, e Loulé, 2015, Setúbal torna-se assim, em 2016, na quarta cidade portuguesa a receber o título de Cidade Europeia do Desporto.

A ACES elege anualmente uma capital europeia do desporto e, no máximo, duas dezenas de cidades europeias do desporto, sendo que cada país pode ter apenas, no máximo, duas cidades a ostentar o título em cada ano.

Além do incentivo à vertente competitiva, esta iniciativa europeia pretende promover o desporto informal e estilos de vida saudáveis. O galardão oficial da Cidade Europeia do Desporto é entregue a Setúbal a 18 de Novembro, numa cerimónia a realizar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica.

Qualificação olímpica

Além de “eventos de grande montra nacional e internacional”, como é o caso da prova de natação em águas abertas “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016”, a 11 e 12 de Junho, de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, o vereador Pedro Pina quer que Setúbal seja “o epicentro da reflexão desportiva em Portugal”.

Um dos eventos já confirmados para o programa oficial de encontros e congressos está o Dia Olímpico de 2016, revelou ao PÚBLICO o autarca. O Dia Olímpico, promovido pelo Comité Olímpico Português, em Setúbal, terá a particularidade de coincidir com o ano dos Jogos Olímpicos do Brasil.

Quanto ao programa desportivo, está confirmada a prova de qualificação olímpica e a organização ambiciona trazer para a cidade sadina outras competições, sobretudo náuticas, de “taças do mundo, campeonatos europeus e etapas de campeonatos nacionais”. Pedro Pina assegura que a autarquia “tem já compromissos com diversas federações de várias modalidades”, sendo que uma das provas em destaque vai ser um “grande ultra-trail na cidade”.

Pedro Pina, considerou a eleição da cidade como “um desafio em que Setúbal não vai defraudar as expectativas” e sublinhou que o desporto é “um dos pilares da estratégia municipal para tornar a cidade mais atractiva e com mais qualidade de vida”.

O município vai procurar usar “o vasto património natural” do concelho e aproveitar a oportunidade para promover “a marca Setúbal além-fronteiras”.

Hugo Alonso, secretário-geral da ACES Europe, afirmou que “Setúbal é uma cidade que realmente acredita no desporto”, ao impulsionar um conjunto de actividades para todos os públicos, da comunidade escolar à população em geral, dos cidadãos portadores de deficiência a atletas federados.

Fonte: PUBLICO
Texto: Francisco Alves Rito
Foto: PUBLICO


Comentários

Mensagens populares