Mijain López é candidato à Comissão dos Atletas do COI

Comissão dos Atletas do Comité Olímpico Internacional

O lutador Cubano Mijain López e mais 23 atletas, entre eles um Português, o Velejador João Rodrigues, apresentaram nesta quarta-feira (9 de Dezembro) a candidatura para ocupar um dos quatro postos na Comissão dos Atletas do Comité Olímpico Internacional (COI).


A eleição será definida com votos dos participantes dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro.

Mijaín López Núñez nasceu a em 20 de agosto de 1982, em Pinar del Río em Cuba. López representou Cuba nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, 2008 e de 2012 em Atenas, Pequim e Londres. Foi Porta-bandeira do seu país durante as cerimónia de abertura dos últimos Jogos. Em Pequim e Londres, conquistou a medalha de ouro em Greco Romana, categoria dos 120Kg. Este "monstro" da modalidade tem um curriculo verdadeiramente impressionante, contando com 2 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos em Pequim e Londres e um 5º lugar em Atenas, 9 medalhas de ouro PanAmericanas e 8 medalhas de ouro nos Campeonatos do Mundo e duas Taças do Mundo por Seleções. Importa ainda referir que Mijaín López Núñez já está apurado para a próxima edição dos Jogos, na categoria 130Kg em Greco Romana.

Será vantajoso para a modalidade e para a United World Wrestling ter um lutador a presidir a Comissão de Atletas do COI, onde dentro da instituição já está o Presidente Nenad Lalovic.  

Os quatro atletas que têm mandatos a terminar nos Jogos do Rio são a alemã Claudia Bokel (esgrima), o sul-coreano Dae-Sung Moon (taekwondo), o russo Alexander Popov (natação) e a cubana Yumilka Ruiz (vôlei).

A lista de candidatos, com 12 homens e 12 mulheres, aprovada pela Comissão Executiva do COI, é a seguinte: Nasser Al-Attiyah (QAT, tiro), Benjamin Boukpeti (TOG, canoagem), Nadin Dawani (JOR, taekwondo), Nataliya Dobrynska (UCR, atletismo), Marina Durunda (AZE, ginástica), João Filipe Gaspar Rodrigues (POR, vela), Daniel Gyurta (HUN, natação), Britta Heidemann (ALE, esgrima), Yelena Isinbayeva (RUS, atletismo), Gerd Kanter (EST, atletismo), Yi-Chun Lin (TWA, tiro), Mijain López (CUB, luta), Aya Medany (EGI, pentatlo moderno), Sari Multala (FIN, vela), Koji Murofushi (JAP, atletismo), Saina Nehwal (IND, badminton), Ryan Pini (PNG, natação), Monika Pyrek-Rokita (POL, atletismo), Seung-Min Ryu (COR, tênis de mesa), Jean-Michel Saive (BEL, tênis de mesa), Robert Scheidt (BRA, vela), Luis Scola (ARG, basquete), Alessandra Sensini (ITA, vela) e Sarah Walker (NZL, ciclismo).

Conforme anunciado, o Português João Rodrigues é um dos 24 candidatos a integrar a Comissão, a sua candidatura foi proposta pelo Comité Olímpico de Portugal depois de consultada a Comissão de Atletas Olímpicos portuguesa.


O velejador madeirense, que assegurou o apuramento de Portugal para o Rio 2016 na Vela na Classe RS:X, pela sétima vez consecutiva, é já o atleta luso com mais participações de sempre, podendo agora aumentar ainda mais esse recorde com a sétima presença no maior evento multidesportivo do mundo, naquela que será a despedida dos Jogos, como recentemente reconheceu em entrevista à Newsletter Eletrónica do COP.

Com um currículo invejável, repleto de títulos internacionais, João Rodrigues é uma referência do desporto nacional, pelos resultados de excelência e pela longevidade da sua carreira.

Referência: Tudonumclick
Foto Mijain: Panamericanworld
Foto: João: ComitéOlímpicodePortugal

Comentários

Mensagens populares