Coroar carreira de 20 anos com os Jogos Olímpicos Rio2016

1996 a 2016 – 20 anos de Luta

João Costa é a mais recente aquisição do Projeto de Desportos de Combate do Benfica. Para o lutador de Greco Romana, de 32 anos, trata-se de um sonho “estar no clube do coração” onde irá terminar a carreira desportiva “com a águia ao peito” nas Lutas Olímpicas.

Apresentação de João Costa no Sport Lisboa e Benfica
O objetivo principal será o de coroar uma carreira de 20 anos como Lutador, com um currículo “nada mau e melhor que alguns”. No currículo tem 11 passagem por clubes diferentes, conquistando várias medalhas e arrecadando coletivamente, 3 Campeonatos Distritais de Setúbal, uma Supertaça “Fernando Gaspar” e uma Taça de Portugal. Individualmente alcançou 4 Campeonatos Nacionais de Luta Greco Romana e 2 em Luta Livre, conquistou troféu de Lutador do Ano de 2004 em Seniores e integrou a Seleção Distrital de Setúbal e de Portugal por diversas ocasiões. Foi, também, alvo de várias condecorações por parte de várias instituições enquanto lutador, destacando a Medalha de Grau Prata de Mérito Desportivo da Câmara de Sesimbra e o Mérito Desportiva da Câmara da Moita.

Esta será sua última “subida” ao tapete como Lutador, “tenho como objetivo definido, o apuramento para o Campeonato Nacional Individual de Luta Greco Romana a realizar-se em Março ou Abril. E no Nacional mínimo será a medalha de bronze”, aponta como meta final.

Outro objetivo adjacente ao anterior será a promoção em termos pessoais “Escolhi o Sport Lisboa e Benfica para terminar esta carreira de 20 anos, porque o Benfica é sonho de qualquer atleta de outras modalidades, fora fanatismo clubístico. Mas, também que esta imagem, me consiga fazer, estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.” Está a um passo de estar integrado no Programa de Voluntários do Rio2016. “Estou integrado nesse programa desde 2014, já passei por vários critérios de avaliação, só falta a Carta Convite, que deverá chegar até ao final do ano. Estou bastante motivado, mas preocupa-me o fator transporte. Não sei como irei conseguir apoios para financiar o transporte, pode ser que estar no Benfica, faça com que consiga apoios para concretizar esse sonho de estar nesta grande competição mundial”.

A promoção do seu nome em termos profissionais também está associada a este projeto, “Pretendo com estes projetos pessoais, enriquecer-me enquanto pessoa e obter um grande leque de outras experiências, para me ajudarem enquanto profissional de Animação Sociocultural. Apanhei o gosto de estar integrado em grandes competições desportivas como voluntário, já que, ainda, não estou integrado no Comité Organizador. Estive na Final da “Champion League” no Estádio da Luz em 2014 e foi fantástico, toda aquela estrutura organizativa e ambiente. Estar por dentro e ver como funciona as grandes competições e transpor isso para a minha organização e método de trabalho. Tornei-me num crítico da má organização e não as consigo tolerar”, rematou.

João Costa espera que 2016 seja, pois, um ano de viragem e que lhe permita cumprir vários objetivos, como participar nos Jogos Olímpicos, ser Treinador de um clube e ser … Pai.

Apresentação com o Treinador José Bastos

Assinatura para a Época 2016

Comentários

Mensagens populares