Regional de Livre da zona sul com 20 lutadores

O pior Regional alguma vez realizado

No passado dia 10 de Outubro, no Pavilhão do Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira na Moita, realizou-se o Campeonato Regional Individual Zona Sul de Luta Livre Masculina e em paralelo o Torneio Feminino, ambos organizados pela Associação de Lutas Amadoras do Distrito de Setúbal.

Panorâmica do Campeonato Regional de Luta Livre Masculina 2015
Estas duas competições tiveram uma fraca participação, por várias razões alheias à organização e porque até aos dias de hoje esta sempre foi uma prova, que teve pouca participação, esta vertente sempre foi marginal em Portugal e sem interesse para os lutadores.

No estrangeiro esta modalidade é a que está em maior crescimento a nível mundial, isto porque, as regras são básicas e simples, onde outros lutadores das mais diversas modalidades de combates podem participar. Em Portugal nunca se fez nenhum investimento nesta vertente e de modo a canalizar e motivar outros lutadores.

Bem queríamos noticiar o melhor desta competição, mas é totalmente impossível.

Com toda a hospitalidade de que o GAC tem habituado a modalidade, não merecia um acontecimento destes. Para iniciar a competição, as Pesagens tiveram um atraso de mais de meia-hora, devido à equipa do Algarve estar atrasada. Não houve Cerimónia de Abertura, nem as Equipas foram apresentadas, talvez porque não havia público. 

O Campeonato Regional, com a menor taxa de participação, foi realizado para 20 lutadores de 6 equipas, 3 de Lisboa, 2 de Setúbal e 1 de Faro, num total de 19 combates para a disputa de 12 títulos Regionais e apuramento direto para o Nacional e não houve qualquer combate em femininos.

Dito assim, já parece mal, mas o pior e com uma grande má imagem, foi dos 19 combates programados, só foram realizados 9. Houve desistências de combates, pelas mais variadas razões.

Declarado unanimemente por todos os presentes uma verdadeira vergonha. Infelizmente.

Não colocamos aqui os Campeões Regionais desta vertente Olímpica, porque não nos chegou nenhum relatório da competição e também não foram pronunciados e divulgados.

A Equipa de Arbitragem foi constituída pelo Árbitro Nacional João Costa e pelos Nacionais, Eugénio Bernardes, Frederico Bastos, Liliana Santos e João Vitor Costa.

Foto: Orlando Gonçalves

Comentários

Mensagens populares