FPLA já conhece o projeto SIGGS

COP apresentou projeto SIGGS às Federações Desportivas Nacionais

O Comité Olímpico de Portugal realizou uma apresentação do projeto de “Apoio à Implementação da Boa Governação no Desporto” (SIGGS), selecionado pela Comissão Europeia para co-financiamento da UE sob a chancela do programa Erasmus+ Desporto.

O projeto tem o apoio do Comité Olímpico Internacional (COI) através da sua Comissão de Ética, e tem os seguintes documentos de referência em matéria de boa governação no desporto:

Princípios básicos universais de Boa Governação do Movimento Olímpico e Desportivo

Princípios de Boa Governação do Desporto da Comissão Europeia

Este encontro visou não só a apresentação deste projeto como esclarecer as federações presentes sobre o questionário de auto-avaliação sobre boa governação das organizações desportivas que deverá ser preenchido até ao próximo de 12 de novembro, uma ferramenta fundamental para a implementação deste projeto.

O COP, no seguimento das recomendações da Agenda Olímpica 2020 nesta matéria (ver documento em baixo), sensibilizou ainda as federações para a importância deste projeto, que apenas poderá ter sucesso com o envolvimento de todas as federações desportivas e comités olímpicos nacionais.

Estiveram presentes nesta sessão as seguintes federações: Atletismo, Basquetebol, Canoagem, Ciclismo, Equestre, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Ténis, Tiro com Armas de Caça, Artes Marciais e Chinesas, Campismo e Montanhismo, Motonáutica.

Foi também dado conhecimento que a Conferência intermédia do projeto vai ter lugar em Lisboa, nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2016.

O SIGGS, projeto de “Apoio à Implementação da Boa Governação no Desporto”, tem a duração de dois anos, com a implementação das ações ao nível de cada um dos países integrantes, culminando com a organização de uma conferência internacional prevista para Novembro de 2016 onde serão apresentados os resultados alcançados em cada um dos países parceiros.

Para mais informações sobre o projeto poderá ser consultado a página: http://www.siggs.eu/

Cimeira Olímpica de 17.10.15

Fonte: COP

Comentários

Mensagens populares