Falta 1 ano para os Jogos Olímpicos Rio2016

Um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016: instalações esportivas em construção na Barra e em Deodoro avançam a todo vapor

No Parque Olímpico da Barra, principal local de competições do evento, progresso chega a 82% de conclusão


Obras do Parque Olímpico seguem em bom ritmo: seis arenas serão entregues este ano (Foto: Fotos: Empresa Olímpica Municipal)

As instalações esportivas que, em um ano, sediarão as competições do maior evento esportivo do mundo já estão tomando forma final. No Parque Olímpico da Barra, considerado o coração dos Jogos Rio 2016, as obras já apontam 82% de conclusão no total, com seis arenas a ser entregues ainda em 2015 e uma (o Estádio Aquático Olímpico) no primeiro trimestre de 2016. Já em Deodoro, o valor aproximado de evolução na construção chega a 80%. O balanço foi divulgado pela Prefeitura do Rio em coletiva realizada nesta quarta-feira (5), em comemoração ao marco de 1 ano para os Jogos Olímpicos, dentro da Arena Carioca 3, uma das instalações com o maior avanço.

Confira abaixo o status de cada uma delas:

Parque Olímpico da Barra

Considerado o coração dos Jogos Rio 2016, o Parque Olímpico da Barra foi o palco escolhido para 16 das 42 modalidades Olímpicas, além de nove das 23 Paralímpicas. Com a última instalação prevista para ser finalizada no primeiro trimestre de 2016, seis de suas arenas ficarão prontas ainda este ano – as três Arenas Cariocas, a Arena do Futuro, o Centro Olímpico de Tênis e o Velódromo Olímpico do Rio. Concluídas para os Jogos Pan-Americanos em 2007, a Arena Olímpica do Rio e o Centro Aquático Maria Lenk também fazem parte do Parque Olímpico da Barra.


Arena Carioca 1 - 85% concluída

Prevista para ser entregue no terceiro trimestre de 2015, a Arena Carioca 1 será palco do basquetebol Olímpico e nos Jogos Paralímpicos do basquetebol em cadeira de rodas e do rugby em cadeira de rodas. Após o Rio 2016 fará parte de um centro de treinamento de alto rendimento.
Arena Carioca 2 - 91% concluída

Palco do judô, da luta greco-romana e da luta estilo livre nos Jogos Olímpicos, além da bocha nos Paralímpicos, a Arena Carioca 2 também fica pronta até o fim do ano. Junto com a Arena Carioca 1, formará o centro olímpico de treinamento após os Jogos
Arena Carioca 3 - 93% concluída

Os embates da esgrima, do taekwondo e do judô Paralímpico tomarão conta da Arena Carioca 3 durante os Jogos, também prevista para ser entregue até o fim do terceiro trimestre de 2015. Após o evento, vai se transformar em um Ginásio Experimental Olímpico, escola vocacionada para o esporte, com capacidade para 850 alunos.


As Arenas Carioca 3 (primeira à esquerda), 2 e 1 já estão com pelo menos 85% de sua construção realizada

Centro Olímpico de Tênis - 68% concluído

O palco do tênis Olímpico, do tênis em cadeira de rodas e do futebol de 5 é composto por uma quadra principal, duas secundárias e outras sete quadras de jogo, além das seis destinadas aos treinos e aquecimentos dos atletas. Todo o complexo de 16 quadras está previsto para ser entregue ainda este ano. Após os Jogos, a quadra principal e mais oito capacitarão o Rio a sediar outros grandes eventos do esporte, como o Aberto do Rio.

A previsão de entrega do Centro Olímpico de Tênis, que terá 16 quadras, é para o terceiro trimestre deste ano

Velódromo - 61% concluído

Desenhado especificamente para receber um dos esportes mais velozes do evento, o palco do ciclismo de pista Olímpico e Paralímpico também será entregue este ano. Após o evento, a estrutura vai capacitar a cidade para receber eventos internacionais do esporte, servir como centro de treinamento de alto rendimento e abrigar projetos sociais de iniciação esportiva.

O velódromo será concluído no quarto trimestre de 2015 e receberá evento-teste em março de 2016

Arena do Futuro - 74% concluída

Prevista para ser entregue até o fim do ano, a instalação vai receber as disputas do handebol e do goalball durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Após o evento, a Arena será desmontada para dar origem a quatro escolas municipais, cada uma com capacidade para 500 alunos.

A Arena do Futuro, que terá 12 mil lugares, também tem previsão de finalização para o quarto trimestre deste ano

Estádio Aquático Olímpico - 81% concluído

Palco da natação (Olímpica e Paralímpica) e do polo aquático, a instalação deve ficar pronta até o fim do primeiro trimestre de 2016. Após os Jogos, a estrutura se dividirá em dois centros aquáticos, que serão utilizados para treinamento de atletas e como sede de competições internacionais.

O Estádio Aquático Olímpico é a única instalação esportiva do Parque da Barra com previsão de conclusão para 2016

Campo de golfe - 98% concluído

A instalação será palco do retorno do esporte ao programa Olímpico após 112 anos e depois dos Jogos será aberto ao público.

O campo de golfe poderá receber 15 mil pessoas por dia de competição durante os Jogos Olímpicos

Parque Olímpico de Deodoro

O segundo maior centro de competições dos Jogos Rio 2016, palco das disputas de 11 esportes Olímpicos e quatro Paralímpicos, já conta com parte das áreas de competição construídas. A um ano dos Jogos, a Prefeitura informou que quase 80% dos circuitos de canoagem slalom, BMX e mountain bike já estão prontos.

Estádio Olímpico de Canoagem Slalom - 79% de execução

Parte do Parque Radical, o palco da canoagem slalom está previsto para ser concluído no 1º trimestre de 2016. Após o evento, o espaço será aberto ao público.

O Estádio Olímpico de Canoagem Slalom terá capacidade de 8.424 lugares durante os Jogos Rio 2016

Centro Olímpico de BMX - 79% concluído
O palco do BMX também vai compor o Parque Radical dos Jogos Rio 2016 e está previsto para ser entregue até o fim deste ano.

O Centro Olímpico de BMX será concluído no quarto trimestre deste ano e terá 7.500 lugares para o público

Arena da Juventude - 62% concluída

Com conclusão prevista para o primeiro trimestre do ano que vem, a Arena da Juventude será palco das disputas de esgrima do pentatlo moderno e da primeira fase do basquetebol feminino nos Jogos Olímpicos, além da esgrima em cadeira de rodas nos Paralímpicos.

A Arena da Juventude receberá evento-teste em março do ano que vem e terá capacidade de cinco mil lugares nos Jogos

Centro de Mountain Bike - 79% concluído

Com um percurso especificamente desenhado para desafiar os competidores, o palco do mountain bike está previsto para ser entregue no primeiro trimestre de 2016.

O percurso do mountain bike terá 4.800 metros de extensão, com subidas e descidas
Fonte: Rio2016
Fotos: Rio2016

Comentários

Mensagens populares