Programa de Bolsas para Investigadores

Programa de Bolsas de Investigação do COI

O Centro de Estudos Olímpicos do Comité Olímpico Internacional lançou o Concurso para 2016 do Programa de Bolsas para Investigadores a realizar Doutoramentos acerca do Movimento olímpico, a sua história e ideais, bem como o seu impacto a vários níveis na sociedade e cultura contemporâneas. O objetivo do programa é incentivar estudantes de Doutoramento das áreas das Ciências Sociais e Humanas a centrarem os seus objetos de estudo no fenómeno olímpico.

Como parte do programa de bolsas, o Centro de Estudos Olímpicos do COI introduziu em 2015 uma nova categoria direcionada a estudantes de Doutoramentos cuja investigação esteja focada em assuntos que possam ser do interesse dos Comités Olímpicos Nacionais. Especificamente para esta nova categoria, a Solidariedade Olímpica, através do seu programa de Educação Olímpica, Cultura e Legado, vai oferecer um número limitado de bolsas. Os escolhidos irão beneficiar de um apoio máximo de 8000 dólares, e quando se justificar, ter acesso aos arquivos históricos do COI, a sua biblioteca e imagens de arquivo. Todos os candidatos deverão ter o apoio de um Comité Olímpico nacional.

As bolsas referem-se a 2016 e o prazo limite para apresentação de candidatura será o próximo dia 25 de setembro de 2015. Para tal, deverão preencher o formulário no final deste texto, com as indicações referidas no Manual do Programa (também disponível em baixo), e enviá-lo por e-mail para studies.centre_grants@olympic.org.

Entretanto, o Comité Olímpico nacional que apoia a candidatura deverá submeter uma carta de apoio, em papel oficial do Comité, e deverá enviá-la para o Centro de Estudos Olímpicos do COI por e-mail.

Todos os candidatos serão analisados por um Comité de Avaliação composto por especialistas mundiais de estudos olímpicos e por representantes do Centro de Estudos Olímpicos do COI. Os critérios de seleção serão a qualidade do formulário de candidatura, a importância e originalidade do tema proposto, a exequibilidade do projeto e a capacidade do candidato em concluir a investigação com aproveitamento. Após a decisão deste Comité, será a Solidariedade Olímpica quem terá a última palavra decidindo sobre a proposta do Comité de Avaliação, onde será também tido em conta o equilíbrio de candidatos por continente, benefícios potenciais para cada Comité Olímpico nacional e o seu movimento desportivo nacional e, por fim, a potencial utilização pelo Comité Olímpico nacional do programa de Educação Olímpica, Cultura e Legado.

Formulario Bolsas Investigacao COI

Manual Programa Bolsas Investigacao

Fonte: COP

Comentários

Mensagens populares