Resultados portugueses nos Jogos Europeus

1ºs Jogos Europeus - Campeonato da Europa 2015

As Seleções Nacionais de Greco Romana e de Livre terminaram as suas participações nos 1ºs Jogos Europeus realizados em Baku no Azerbaijão.

As Lutas Olímpicas são vistas em Azerbaijão como o desporto nacional, o que já se contava que as bancadas do Pavilhão tivessem cheias, mas ainda assim e para atrair mais interessados, a United World Wrestling apostou na realização do Campeonato da Europa integrando este grandioso evento. Uma aposta ganha.

Panorâmica do Pavilhão para as Lutas Olímpicas
Portugal participou neste evento com 5 lutadores, 3 de Greco Romana, o João Carvalho, Hugo Passos e o Zurab Bekauri e as 2 Femininas em Livre a Liliana Santos e a Vânia Guerreiro, comandados pelos Selecionador Luís Fontes e com a supervisão do Presidente da Federação Perdo Silva.

Esta comitiva das Lutas Olímpicas, juntamente com toda a Missão de Portugal do Comité Olímpico de Portugal (COP) compareceram na Cerimonia de Abertura dos Jogos Europeus, perante um Estádio Nacional completamente lotado, tendo a atuação surpresa da super estrela internacional Lady Gaga. A Bandeira Nacional foi transportada na abertura, perante cerca de 65000 espectadores, pelo atirador quatro vezes olímpico, João Costa, que foi o porta-estandarte da Missão Portuguesa.

Análise da prestação nacional da modalidade.

Seleção Nacional de Luta Livre Feminina

48Kg - Liliana Santos perde o seu primeiro combate por superioridade técnica frente à azeri Mariya Stadnik por 4-1. Sendo que a lutadora da casa chegou à Final, onde acabou por vencer e sagrar-se BiCampeã da Europa, fez com que a nossa Lusa fosse repescada e enfrenta-se a Francesa Julie Sabatie, a vitória sorriu à Sabatie vencendo por 0-3 (7-0 em pontos técnicos). 
Liliana Santos classificou-se em 13º entre 17 lutadoras. 

53Kg - Vânia Guerreiro perde por assentamento com a Ucraniana Campeã da Europa de sub-23, Liliya Horishna, num combate em que começou a ganhar. O resultado estava em 4-1 a favor da ucraniana no momento do assentamento que atribui à adversária de Vânia um resultado final de 5-0.
Vânia Guerreiro classificou-se em 16º entre 19 lutadoras.

Seleção Nacional de Luta Greco Romana

59Kg - João Carvalho perdeu por pontos (6-0) com o lutador da Arménia, Roman Amoyan. Este lutador tem um bom currículo, onde conta com vários pódios em Campeonatos da Europa e Mundo, 3 Medalhas de Ouro na Europa e um Bronze nos Jogos Olímpicos de Beijing - China.
João Carvalho classificou-se em 18º entre 24 lutadores.

66kg - Hugo Passos perdeu na primeira ronda frente ao turco Abdulsamet Ugurli numa decisão por pontos que foi favorável ao lutador da Turquia por 3-1. 
Hugo Passos classificou-se em 22º entre 29 lutadores.

71Kg - Zurab Bekauri não participou na prova devido a uma lesão contraída no último treino, antes da competição. Um problema numa vista no treino com Hugo Passos deixou de fora o atleta luso nascido na Geórgia. Uma infelicidade que deixou assim o lutador fora dos Jogos Europeus, que perdeu automaticamente o combate que tinha frente a um lutador da Croácia Dominik Etlinger, vice-campeão do Mundo de Sub23. O resultado final foi 0-5 por não participação de Bekauri.
Zurab Bekauri classificou-se em 15º entre 19 lutadores. 

Fotos: FPLA
+ Fotos: Facebook FPLA; Facebook UWW

Comentários

Mensagens populares