Locais e datas dos torneios de qualificação para o Rio-2016

UWW divulga locais e datas dos torneios de qualificação para os Jogos Olímpicos Rio-2016

Os atletas e os fãs da Luta Olímpica mundial já sabem onde e quando podem ver os atletas favoritos a lutar por uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016.


A United World Wrestling, entidade máxima da modalidade no planeta, já anunciou, as datas e as cidades onde serão realizados os torneios de classificação para os Jogos. 

Os estilos, livre masculino e greco romano irão classificar 19 atletas em cada uma das 12 categorias de peso olímpica, seis no estilo greco romano e seis no estilo livre. Já o estilo livre feminino irá classificar 18 atletas em cada faixa de peso nas seis categorias de peso olímpicas. O Brasil por ser país sede possui quatro vagas garantidas, no entanto se um atleta obtiver a classificação em um dos torneios, o país perde uma vaga e assim sucessivamente. 

A Luta Olímpica nos Jogos Olímpicos acontece de 14 a 21 de agosto.

A primeira chance será no Campeonato Mundial, em setembro, em Las Vegas, onde os seis primeiros de cada estilo se classificam. Se um país garantir vaga em uma categoria de peso não poderá concorrer novamente nesta categoria. A oportunidade seguinte acontece nas seletivas continentais onde se classificam dois atletas por estilo. Além das seletivas pan-americana, asiática e europeia, África e Oceania dividem uma das seletivas.

Já na primeira seletiva mundial, em Ulaanbaatar, Mongólia, os estilos livre masculino e greco romano classificarão três atletas por categoria de peso. Já no estilo livre feminino, serão apenas duas. Na última classificativa serão duas vagas para cada para os três estilos. Uma categoria de peso pode ter até 20 atletas dependendo das cartas convites entregues pela United World Wrestling.

Confira as datas e sedes dos torneios que darão vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016:

2015

De 7 a 12 de setembro: Campeonato Mundial (Las Vegas, USA). Os seis primeiros classificados de cada estilo

2016

De 4 a 6 de março: Classificatória Pan-Americano (Dallas, Estados Unidos).

De 18 a 20 de março: Classificatória Asiática (Astana, Cazaquistão)

De 1 a 3 de abril: Classificatória Africa/Oceania (Argel, Argélia)

De 15 a 17 de abril: Classificatória Europeia (Zrenjanin, Sérbia)

Garantem vaga: os dois primeiros das seis categorias de cada estilo em cada classificatória

De 22 a 24: Primeira classificatória mundial (Ulaanbaatar, Mongólia)

Garantem vaga os três primeiros colocados nas seis categorias de peso do estilo livre e nas seis categorias de peso do estilo greco romano. No estilo livre feminino apenas as duas primeiras nas seis categorias de peso.

De 6 a 8 de maio: Segunda e última classificatória mundial (Istambul, Turquia)

Garantem vaga os dois primeiros colocados nas seis categorias de cada estilo

Fonte: UWW
Tradução: CBLA
Arranjo: MLO
Foto: Tony Rotundo

Comentários

Mensagens populares