Hugo Passos visto por Baku2015

Arte de ler os lábios na luta 

Hugo da Silva Passos tem de ler os lábios do seu treinador durante os combates

Hugo Passos em Baku2015
Instruções gritadas dos treinadores para lutadores durante uma partida pode ser vital, mas o lutador português Hugo Passos é surdo e teve que aprender leitura labial enquanto luta. Isso significa que aos 35 anos não deve apenas se concentrar em medir forças com o seu adversário, mas também deve em concentrar no seu treinador. "A parte mais difícil está em comunicar com o treinador durante o combate", disse Passos, que está competindo na categoria de 66kg em Greco Romana em Baku 2015. (entretanto já competiu - resultados) "Eu devo ter uma linha de visão para o treinador, porque eu tenho que ler os lábios e compreender alguns gestos que o treinador faz, portanto, em cada quebra de eu olhar para o treinador e tentar manobrar o jogo, a fim de tê-lo na linha de visão."

Não ouvir o apito do árbitro é outro desafio. "Alguns sinais do árbitro nem sempre são fáceis porque eu nem sempre consigo ouvir o apito, mas se eu tiver o árbitro dentro de minha visão, eu posso sentir quando ele está prestes a soprar o apito", disse Passos. 

O lutador norueguês Andre Stig-Berge, lembra-se de uma pesada derrota para o Português, há alguns anos, acredita que o Hugo Passos está desimpedido por sua falta de audição. "Eu sabia que ele era surdo antes, mas não notei qualquer diferença. Ele é muito bom no sentindo de movimentos de seu oponente que o árbitro deu um sinal, por isso era como se ele não tinha nenhuma desvantagem.", disse ele. 

O Hugo Passos começou sua carreira sénior internacional, há mais de 15 anos e é o mais antigo lutador nos Jogos europeus. Ele espera se classificar para sua segunda Jogos Olímpicos do próximo ano antes de se aposentar, mas primeiro ele quer levar sua única chance de conseguir uma medalha Jogos Europeus. "Estou muito feliz por estar competindo nos primeiros jogos europeus e também serão os meus últimos. Eu não acho que eu vou estar aqui daqui a quatro anos", disse ele.

Fonte: Baku2015
Tradução: Google
Arranjo: MLO
Foto: Hugo Passos

Comentários

Mensagens populares