E estão abertos os Jogos Europeus

Que comecem os Jogos Europeus

E estão abertos os Jogos Europeus!!! A Cerimónia de Abertura foi o primeiro momento de grande festa em Baku. Perante um Estádio Nacional completamente lotado, o ponto alto da cerimónia foi mesmo a atuação surpresa da super estrela internacional Lady Gaga, cuja participação foi anunciada apenas à hora do arranque do evento.

Foi uma cerimónia de abertura marcada por um espectáculo de grande dimensão contando com a participação alguns dos melhores do mundo nas áreas artística, de produção e técnica. O espectáculo ficou marcado pela apresentação de vários momentos da história do Azerbaijão, demonstrando assim a sua riqueza cultural.

A cerimónia envolveu mais de 2000 voluntários, na sua maioria azeris, mas com elementos de outras 17 nações e foi o resultado de mais de 600 ensaios! O evento envolveu ainda 300 elementos de produção de 28 países e um staff de 1000 pessoas de 34 nações.

Catherine Ugwu foi a grande responsável pela concepção do espectáculo. A britânica de Manchester conta com um impressionante currículo neste tipo de cerimónias, como a cerimónia de encerramento dos XVII Commonwealth Games no City of Manchester Stadium, Cerimónia de Abertura dos 15º Jogos Asiáticos em Doha, no Qatar, em 2006. Foi ainda Senior Producer das Cerimónias dos Jogos Olímpicos de inverno de Vancouver em 2010.

O encerramento da cerimónia esteve a cargo da super estrela pop internacional, Lady Gaga, que interpretou o tema Imagine, imortalizado por John Lennon, uma música conhecida pela sua associação à promoção da paz.

João Costa transportou a bandeira nacional


Depois de 7.000km de bicicleta em que Jorge Cristóvão ligou Lisboa a Baku, a Bandeira Nacional foi hoje transportada no Estádio Nacional de Baku, perante cerca de 65000 espectadores, pelo atirador quatro vezes olímpico, João Costa, que foi o porta-estandarte da Missão Portuguesa a esta primeira edição dos Jogos Europeus, que decorre até ao próximo dia 28 de junho. A Missão Portuguesa foi um dos 50 países a desfilar nesta cerimónia de abertura, com um grupo mais reduzido do que os 100 atletas que competirão em Baku, uma vez que alguns atletas entram já em competição amanhã enquanto muitos outros ainda não se encontram na capital do Azerbaijão.

Nesta primeira edição dos Jogos Europeus, estima-se a participação de mais de 6.000 atletas, de 50 Comités Olímpicos Europeus, num evento que contará com 20 desportos distintos, 16 dos quais olímpicos. Destaque para algumas disciplinas novas, como o Basquetebol 3X3, Futebol de Praia, Karaté e Sambo, para além Atletismo, Badminton, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Ginástica, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Taekwondo, Ténis de Mesa, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo e Voleibol.

No total, estarão em disputa 253 eventos de medalha em 18 locais de competição: cinco estádios novos de top, sete infraestruturas remodeladas e seis arenas temporárias.

Fonte: COP
Fotos: COP

Comentários

Mensagens populares