Comemorações do Dia Olímpico sem Lutas Olímpicas

Santarém, Alvito, Almada e Lousada recebem Dia Olímpico

No sentido de descentralizar a organização das suas atividades e levar o Olimpismo a vários locais do País, o Comité Olímpico de Portugal vai celebrar o Dia Olímpico 2015 nas localidades de Santarém, Alvito, Almada e Lousada, em conjunto com os respetivos Municípios.

Celebrada oficialmente desde dia 23 de junho de 1948, esta é uma das mais importantes datas do Movimento Olímpico, que comemora o nascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Atualmente, com a participação de mais de 150 Comités Olímpicos Nacionais, realizam-se em todo o mundo muitos milhares de atividades desportivas, exposições, debates e conferências educacionais, com o objetivo de promover a prática desportiva, o bem-estar, a cultura e a educação, através dos valores Olímpicos – Excelência, Amizade e Respeito – e dos três pilares do Dia Olímpico – Mexe-te, Aprende e Descobre.

As celebrações do Dia Olímpico 2015 vão decorrer de 25 de maio a 30 de setembro, período no qual serão realizadas diversas atividades com crianças e adolescentes onde participarão inúmeros atletas Olímpicos.

Para mais informações sobre as celebrações do Dia Olímpico em Portugal, visite a página de internet do Comité Olímpico de Portugal ou acompanhe as publicações no Facebook com as hashtags #DiaOlimpico ou #OlympicDay.

Estes são os programas definidos para cada um dos locais de celebração do Dia Olímpico:

SANTARÉM – Cidade escolhida para palco nacional das celebrações do Dia Olímpico.

25 de maio – Centro Comercial W Shopping

18:30 | Apresentação Nacional do Dia Olímpico

Inauguração da “Exposição Olímpica” alusiva aos temas Tochas Olímpicas e História do Movimento Olímpico. Esta exposição estará patente ao público até dia 1 de junho.

31 de maio – Jardim da Liberdade

10:00 | Caminhada do Dia Olímpico (5km)

Iniciativa aberta a toda a comunidade e com a participação de atletas Olímpicos.

15:30 às 19:30 | Experiências Desportivas

Atividades de promoção de modalidades Olímpicas, acessíveis a toda a comunidade. Será possível experimentar atletismo, ginástica, golfe, judo, rugby, tiro com arco e voleibol, para além de alguns desportos tradicionais e de ar livre.

1 de junho – Jardim da Liberdade e Complexo Aquático

10:00 às 13:00 e 14:00 às 17:00 | Experiências Desportivas

Atividades de promoção de modalidades Olímpicas para alunos do 1º ciclo das escolas locais. Será possível experimentar atletismo, ginástica, golfe, judo, rugby, tiro com arco e voleibol, para além de alguns desportos tradicionais e de ar livre. Crianças e acompanhantes terão ainda a entrada gratuita no Complexo Aquático.

Para mais informações consulte a página de internet do Município de Santarém em www.cm-santarem.pt

ALVITO

3 de junho – Pavilhão, Polidesportivo e Piscinas

14:30 às 18:30 | Atividades Desportivas

Crianças dos Municípios de Alvito, Cuba, Viana do Alentejo e Vidigueira poderão testar as suas capacidades físicas nas Provas de Atletismo (corridas e saltos), Perícias de Bicicleta e Provas de Natação.

21h30 | Conferência Olímpica

No Auditório do Centro Cultural de Alvito, com a presença do Presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Estas iniciativas fazem parte da parceria estabelecida entre o Comité Olímpico de Portugal e o Município de Alvito e Clube da Natureza de Alvito.

Para mais informações consulte www.cm-alvito.pt

ALMADA

7 de junho – Parque da Paz

9:30 às 12:30 | Caminhada do Dia Olímpico, integrada no Troféu Almada 2015.

Para mais informações consulte www.cm-almada.pt

LOUSADA

7 a 30 de setembro – vários locais do Município

Exposição Olímpica Itinerante, alusiva aos temas Tochas Olímpicas e História do Movimento Olímpico.

16 de setembro – Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

19:45 | Free Running Olímpico
Atividade de promoção e envolvimento da população de Lousada nas celebrações do Dia Olímpico

26 de setembro

9:30 | Caminhada “Trilhos da Ordem de Malta”

Para mais informações consulte www.cm-lousada.pt

As celebrações do Dia Olímpico contam com o apoio dos patrocinadores nacionais do Comité Olímpico de Portugal – REN, SAMSUNG, ABREU, BMW e SCHENKER, havendo ainda lugar à ativação de dois dos patrocinadores do Comité Olímpico Internacional – Coca-Cola e McDonalds, em Santarém.

Localmente foram várias as parcerias estabelecidas que permitiram a organização deste conjunto de atividades.

“O Dia Olímpico é muito mais que um evento desportivo. É um dia para te tornares ativo, aprenderes sobre os valores Olímpicos e descobrires novos desportos. Comités Olímpicos Nacionais de todo o mundo organizam atividades desportivas, culturais e educativas, tendo por base os três pilares do Dia Olímpico: Mexe-te, Aprende e Descobre” – Comité Olímpico Internacional

Fonte: COP

Comentários

Mensagens populares