Documento Orientador sobre situação desportiva nacional

Documento Orientador do COP sobre situação desportiva nacional

Os Comités Olímpicos Nacionais devem cooperar com as autoridades desportivas nacionais em matéria de políticas desportivas, conforme determina a Carta Olímpica.

Essa obrigação de colaborar é desde logo com aqueles que se propõem governar os países recomendando a apresentação das perspetivas relativas à respetiva situação desportiva nacional e dessa forma contribuindo para uma melhor governação.

Assumir uma posição pública sobre a governação do desporto nacional torna-nos mais responsáveis sobre o futuro num quadro de exigências de serviço público ao país que está na génese das nossas obrigações para com aqueles que servimos.

Neste sentido e tendo em atenção que o país irá ter proximamente eleições legislativas o Comité Olímpico de Portugal entendeu ser seu dever dar o respetivo contributo junto dos partidos políticos candidatos às mesmas, apresentando aquilo que é sua perspetiva da situação desportiva nacional e bem assim dos principais problemas com que se confronta.

E nesse sentido a Comissão Executiva aprovou na sua sessão plenária de 30 de março um documento orientador o qual irá ser agora presente a todos os partidos políticos concorrentes às próximas eleições legislativas.

O documento intitulado VALORIZAR E AFIRMAR SOCIALMENTE O DESPORTO:UM DESÍGNIO NACIONAL, compõe-se de 8 capítulos:

- Situação desportiva nacional

- Situação do desporto no mundo

- Constrangimento demográfico como condicionante das políticas desportivas

- Política desportiva para Portugal

- Centralidade da educação física e do desporto na escola

- Política desportiva e afirmação de Portugal no mundo

- Política desportiva indutora de sustentabilidade sistémica

- Política desportiva e governação pública

Fonte: COP
Foto: MLO

Comentários

Mensagens populares