Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz

Conferência do Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz


Na próxima segunda-feira, dia 6, celebra-se o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz. Uma data que foi instituída pelas Nações Unidas em 2013 e que foi celebrada pela primeira vez no dia 6 de abril de 2014. Serão várias as iniciativas a assinalar a data um pouco por todo o mundo. O Comité Olímpico de Portugal volta a assinalar este dia, desta feita com uma Conferência dedicada ao tema. O orador convidado será Vítor Serpa, Diretor do jornal A Bola. O evento está marcado para as 18h00.

A escolha do dia 6 de abril para a celebração desta data deveu-se ao facto de ter sido este o dia da cerimónia de abertura dos primeiros jogos da era moderna em 1896, em Atenas, pelos estados-membro das Nações Unidas.

O COI e as Nações Unidas têm um compromisso de longa data de promoverem o desporto como uma ferramenta de mudança social, tendo trabalho em conjunto em variadissimos projetos, onde se incluem a organização do Fórum Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, que se realiza a cada dois anos. Desde 2009, o COI passou a deter o estatuto de observador das Nações Unidas.

Este Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz é um complemento ao Dia Olímpico, celebrado anualmente a 23 de junho em todo o mundo, onde milhões de pessoas participam em atividades várias, promovidas por cada Comité Olímpico nacional.

Mais informação sobre esta celebração


 Fonte: COP

Comentários

Mensagens populares