Campeonato da Europa de Seniores nos Jogos Europeus 2015

Faltam menos de 100 dias para Baku

Faltam menos de 100 dias para o maior evento multidesportivo do ano! Baku, capital do Azerbaijão, será a capital do desporto europeu naqueles que serão os primeiros Jogos Europeus da história. O Velho Continente era o único que não tinha uns jogos continentais, ao contrário do que se passa na América, África, Ásia ou Oceânia. Organizado pelos Comités Olímpicos Europeus (EOC) em coordenação com o Comité de Operações dos Jogos Europeus Baku 2015 (BECOG), estes Jogos têm como meta criar um novo momento de celebração do desporto, unificando o desporto tradicional e moderno na Europa.

Neste momento, Portugal tem já assegurada a participação de 75 atletas em nove modalidades. As vagas não são nominais, sendo que a lista final de atletas que irão estar em Baku apenas será conhecida em abril, data-limite para as inscrições dos atletas. A distribuição das vagas até ao momento faz-se da seguinte forma:

- Canoagem – 13 atletas

- Ciclismo – BMX – 1 atleta

- Ciclismo – BTT – 1 atleta

- Ciclismo – Estrada – 5 atletas

- Futebol de Praia – 12 atletas

- Ginástica Acrobática – 5 atletas

- Ginástica Aeróbica – 2 atletas

- Ginástica Artística – 4 atletas

- Ginástica de Trampolins – 4 atletas

- Lutas Amadoras – 6 atletas

- Natação – 8 atletas

- Ténis de Mesa – 6 atletas

- Tiro – 4 atletas

- Triatlo – 4 atletas

Porém, até ao final de março, ainda estão em aberto várias vagas para outras modalidades para as quais Portugal deverá apurar atletas, como são os casos do Badminton, Judo, Karaté ou Taekwondo, o que poderá elevar o número total de atletas nacionais a participar nos Jogos Europeus para próximo de uma centena.

Destaque para o facto de a modalidade de Judo ir ter em Baku o seu Campeonato da Europa 2015, disputado no âmbito dos Jogos Europeus, em virtude da desistência da cidade escocesa de Glasgow em acolher o Europeu da modalidade. Desta forma, foi decidido pela Federação Europeia de Judo e pelo BECOG que o Campeonato da Europa teria lugar nos Jogos Europeus, o que não só irá aumentar o interesse da modalidade em Baku, como os resultados passarão a contar para o apuramento olímpico, dada a atribuição de pontos para os rankings mundiais que determinarão quem irá ao Rio 2016. Referência também para o facto de as Lutas Amadoras também terem escolhido Baku e os Jogos Europeus para realizar o Campeonato da Europa da modalidade.

O apuramento para os Jogos Olímpicos Rio 2016 é precisamente um dos maiores pontos de interesse destes Jogos Europeus. Serão 12 as modalidades que irão ajudar a definir direta ou indiretamente o apuramento olímpico. Se indiretamente será através da atribuição de pontos para os rankings mundiais das modalidades em causa (Atletismo, Boxe, Ciclismo, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Taekwondo, Tiro com Arco e Voleibol) nos casos do Ténis de Mesa, Tiro e Triatlo, os vencedores de cada uma das provas carimbará automaticamente o seu passaporte para o Rio, o que faz prever a presença dos melhores atletas europeus de cada uma destas modalidades.

Esta será a primeira edição dos Jogos Europeus, estimando-se a participação de mais de 6.000 atletas, de 50 Comités Olímpicos europeus, num evento que contará com 20 desportos distintos, 16 dos quais olímpicos. Destaque para algumas disciplinas novas, como o Basquetebol 3X3, Futebol de Praia, Karaté e Sambo, para além Atletismo, Badminton, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Ginástica, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Taekwondo, Ténis de Mesa, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo e Voleibol.

No total, estarão em disputa 253 eventos de medalha em 18 locais de competição: cinco estádios novos de top, sete infraestruturas remodeladas e seis arenas temporárias. A título de curiosidade, referência ainda para o facto de 234 profissionais do BECOG serem provenientes do comité organizador dos últimos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o que é exemplificativo do grau de exigência e de competência que estes Jogos Europeus envolvem.

COP VAI ANUNCIAR INICIATIVA PIONEIRA NO DIA 18 DE MARÇO

No âmbito de promoção desta primeira edição dos Jogos Europeus Baku 2015, o Comité Olímpico de Portugal vai dar a conhecer no próximo dia 18 de março uma iniciativa pioneira que promete marcar a sua participação assim como deixar uma marca da identidade nacional por vários locais do Velho Continente. A bandeira portuguesa que irá desfilar na cerimónia de abertura dos Jogos Europeus será transportada de Lisboa a Baku de forma original e única. Todos os pormenores desta iniciativa serão revelados na data indicada.


Saiba tudo sobre os Jogos Europeus aqui ou através do sítio oficial do evento.

Fonte: COP

Comentários

Mensagens populares