Gansos, Sapo e União vencem Troféu Norberto Rodrigues 2015

Troféu Norberto Rodrigues

Com a presença de cerca de meia centena de participantes, em representação de clubes das Associações de Lisboa, Setúbal e Algarve, realizou-se no dia 21 de Fevereiro o primeiro torneio aberto da época 2013, intitulado por Troféu Norberto Rodrigues.

Para os mais novos que não sabem que é e foi o Norberto Rodrigues, uma breve explicação. Norberto Rodrigues foi Presidente da Federação Portuguesa da modalidade por 4 ciclos Olímpicos, ou seja, comandou as Lutas Nacionais desde 1997 até a 2013. Antes de ser Presidente, Norberto foi Árbitro Nacional tendo arbitrado grandes combates nos anos 80. Em termos de condecorações em 2000 foi lhe dado a Medalha de Ouro da Federação Internacional de Lutas Associadas, em 2004 recebeu a Medalha de Bons Serviços Desportivos do Instituto Português da Juventude e em 2005 ganhou o Prémio Personalidade do Ano pela Confederação Portuguesa do Desporto. Já em 2015 em Janeiro a Federação nacional em Assembleia Geral, aprovou a proposta da atribuição do título de “Presidente Honorário”. 

Participaram na competição inaugural da Época 2015, 8 Clubes, de 3 Associações, a saber:

Da Associação de Faro participaram a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines e o Silves Futebol Clube;

Da Associação de Lisboa participaram a Casa Pia Atlético Clube, vencedora da Supertaça deste ano, o atual Campeão Nacional o Clube Musical União e a Junta de Freguesia de Casal de Cambra;

Da Associação de Setúbal participaram o Clube de Lutas do Bastos, a Sociedade Recreativa da Baixa da Serra e o novo clube o Grupo Desportivo e Cultural de Casal do Sapo.

A competição decorreu dentro dos parâmetros normais tendo 35 combates. Destaque para dois jovens lutadores que por razões diferentes fizeram a diferença nesta competição. O Casal Cambrense Reginaldo Santos, Jovem All Star de 2012, venceu a categoria dos 85Kg com 6 lutadores (categoria mais preenchida), tendo dominado o lutador de Silves o Bruno Prates, na final por 11 a 2. O outro destaque vai para o Fair Play do lutador de Casal do Sapo que no seu combate contra o parceiro de equipa, o Pedro Caldas (Jovem All Star de 2014 e Campeão All Star de 2013), o lesiona num joelho impossibilitando-o de realizar mais combates. No final, já com a medalha de 2º lugar na categoria dos 75Kg, vencida pelo internacional Zurab Bekauri da Casa Pia, Pedro Bastos ofereceu a medalha ao seu colega e lesionado Pedro Caldas, originando um levantar de moral para quem ficou bastante abatido e desgostoso com a sua lesão. Uma atitude de saudar.

Os vencedores das Categorias do Troféu Norberto Rodrigues foram:

Benjamins Femininos: G1 - Dara Sobral do CM União;

Iniciados Femininos: G1 – Alexandrina Pereira de CPSB Messines; G2 – Inês Prates do Silves FC;

Cadetes Femininos: 49 kg – Matilde Viana do GDC Casal do Sapo;

Absolutos Femininos: 58 kg – Liliana Santos do GDC Casal do Sapo; 63 kg – Cláudia Martins do GDC Casal do Sapo; + 73 Kg - Isa Prates de CPSB Messines; 

Benjamins Masculinos: G1 – João Martins do CM União; G2 – Martins Santos do CL Bastos;

Infantis Masculinos: G1 – Diogo Silva do CL Bastos; G2 – Paulo Rodrigues do CM União; G3 – Nelson Sobral do CM União  (CLB)

Iniciados Masculinos: G1 – João Caldas do GDC Casal do Sapo; G2 – Kristian Scholle do CM União; 

Cadetes Masculinos: 58 kg – Flávio Santos do Silves FC; 69 kg – Daniel Caldas do GDC Casal do Sapo; 76 kg – Diogo Merca do GDC Casal do Sapo; 100 kg – Jorge Prates de CPSB Messines; 

Absolutos Masculinos: 50 kg – Dário Grave do Silves FC; 59 kg – Hélder Pinto da Casa Pia AC; 66 kg – Adrian Roman da Casa Pia AC; 75 kg – Zurab Bekauri da Casa Pia AC; 85 kg – Reginaldo Santos da JF Casal de Cambra; 96 kg – Rui Soares da Casa Pia AC; 130 kg – João Mimoso da Casa Pia AC.
Todos os combates foram arbitrados pelos Árbitros Internacionais João Costa e Rui Marta e pelos Árbitros Nacionais Eugénio Bernardes, Paulo Dores e Frederico Bastos e ainda pelos Regionais Liliana Santos, Pedro Alves e Paulo Leão. 

Os grandes vencedores coletivos foram: 

Taça Juventude foi vencida pelo Clube Musical União


Taça Feminina foi vencida pelo Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo



Taça Masculina foi vencida pela Casa Pia Atlético Clube


Fotos: Rui Soares

Histórico da Troféu Norberto Rodrigues 
2ª Edição

2015
Masculinos: Casa Pia Atlético Clube
Femininos: Grupo Desportivo e Cultural Casal do Sapo
Juventude: Clube Musical União

2014
Não realizado

Masculinos: Clube Musical União
Femininos: Sport Lisboa e Benfica

Total de Taças
Clube Musical União - 2
Sport Lisboa e Benfica - 1
Casa Pia Atlético Clube - 1
Grupo Desportivo e Cultural Casal do Sapo - 1

Comentários

Mensagens populares