ONU reconhece COI e Desporto

NAÇÕES UNIDAS RECONHECEM AUTONOMIA DO DESPORTO


O Comité Olímpico Internacional (COI) congratula-se com o reconhecimento histórico, por parte das Nações Unidas, da autonomia do COI e do Desporto.

Este reconhecimento tem origem numa resolução adotada por consenso na 69ª sessão regular da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), em Nova Iorque. O documento afirma que a Assembleia Geral “apoia a independência e autonomia do desporto, bem como a missão do COI na liderança do Movimento Olímpico”.

O Presidente do COI, Thomas Bach, tinha enfatizado a necessidade de autonomia do desporto, num discurso proferido na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, em novembro de 2013. “O desporto é realmente a única área da existência humana que alcançou uma lei universal”, afirmou. “Mas, para aplicar esta lei universal em todo o mundo, o desporto tem de ter uma autonomia responsável. A política deve respeitar essa autonomia desportiva”.

A resolução reconhece o desporto como um meio para promover a educação, a saúde, o desenvolvimento e a paz, destacando o importante papel do COI e do Movimento Olímpico na prossecução destes objetivos.

A ONU reconheceu também a Carta Olímpica, e em particular o Princípio 6, o qual afirma que “qualquer forma de discriminação é incompatível com a pertença ao Movimento Olímpico”. Este reconhecimento reflete a responsabilidade do COI em que o Princípio 6 e a Carta Olímpica sejam plenamente respeitados nos Jogos Olímpicos e nas suas atividades olímpicas.

Texto original da resolução da ONU: PDF

Fonte: COP

Comentários

Mensagens populares