Mascote Olímpica e Paralímpica foram apresentadas

APRESENTADAS AS MASCOTES DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016


Chegaram as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016! Inspirada na fauna e flora brasileira, a dupla foi revelada ao público no dia 23 de novembro. Com influências da cultura pop, de elementos da animação e personagens de jogos de vídeo, as mascotes serão embaixadoras dos Jogos, principalmente junto ao público infanto-juvenil.

“As mascotes são um dos símbolos mais importantes dos Jogos porque criam um elo emocional com o nosso público e são os verdadeiros embaixadores do evento, criando uma conexão especialmente com as crianças”, explica Beth Lula, diretora de Marca do Comité Rio 2016.

A dupla foi agora apresentada ao público, mas a sua origem remete ao dia 02 de outubro de 2009 – data em que foi anunciada a vitória do Rio como cidade-sede dos Jogos – e é um misto de ficção com realidade. A explosão de alegria dos brasileiros naquela ocasião foi sentida por toda a natureza e dessa energia, nasceram as mascotes (saiba aqui mais sobre a origem delas).

A Mascote Olímpica representa a diversidade dos animais do país – tem a agilidade dos felinos, o “gingado” dos macacos e a leveza das aves. Já o Paralímpico é uma inédita mistura da flora brasileira – está sempre a crescer e superar obstáculos. Ambos são criaturas mágicas e prometem encantar todos com seus superpoderes.

“As mascotes Rio 2016 representam a diversidade da nossa cultura, do nosso povo, a nossa alegria, a nossa maneira de ser. Ambos são criaturas mágicas, com superpoderes, que estão relacionadas com o universo do público infanto-juvenil, que queremos atrair para o nosso evento”, afirma Beth Lula.

As mascotes Rio 2016 também estão nas redes sociais, tendo a dupla perfis próprios no Facebook (Olímpico e Paralímpico) e no Twitter (Olímpico e Paralímpico), além de um site exclusivo com atividades desenvolvidas especialmente para as crianças.

Ajude a escolher o nome das mascotes!

Como as mascotes ainda não foram batizadas, o público terá a hipótese de ajudar a escolher seus nomes. Três pares de nomes estão em votação – um nome para a Mascote Olímpico, outro para a Paralímpica, respetivamente: Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinicius e Tom. A votação está aberta até o dia 14 de dezembro no site das mascotes e no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016).

A Birdo Produções, de São Paulo, é quem assina o projeto. Sob direção de Luciana Eguti e Paulo Muppet, sócios e fundadores, a empresa já recebeu prémios nacionais e internacionais e é considerada um dos estúdios de animação mais criativos do mundo.

Para chegar até eles, o Comité Rio 2016 realizou um concurso nacional, da qual participaram empresas de publicidade, design, ilustração e animação. E contou ainda com a consultoria dos diretores do Anima Mundi – maior festival de animação da América e referência internacional do setor – para desenhar todo esse processo.

Fonte: COP
Créditos Foto: Rio 2016 / Alex Ferro



Comentários

Mensagens populares