De Portugal para a United World Wrestling

Portugal muito mais internacional

As mudanças no Mundo da Luta Olímpica são bastante evidentes, desde que fomos colocados à prova pelo Comité Olímpico Internacional, com a recomendação de retirar a modalidade dos Jogos Olímpicos no ano passado, até à situação atual de novo nome e símbolo da Federação Internacional de Lutas Associadas, que hoje se chama United World Wrestling

Tudo isto se deve a um Homem que foi nomeado com um dos 20 melhores Dirigentes Inovadores do Mundo em 2013 pela SportBusiness International, o Sérvio Lenad Lalovic. Lalovic em 2013 substituiu o Raphael Martinetti na Presidência, após a polémica de sermos recomendados para sair dos Jogos Olimpicos, ele arregaçou as mangas e em Setembro, ganhou a corrida para nos manter no maior evento do Mundo, tendo liderado o "Save Olympic Wrestling", um movimento à escala mundial que mobilizou todos os amantes da modalidade num só objetivo. Afinal só ficamos a ganhar com esta mudança!

Hoje somos uma modalidade renovada, com espírito, com garra, com vontade, tudo graças ao nosso líder internacional que consegui arrumar a "casa" e escolher os melhores para seguirem com as Lutas em frente.

Assim, como o líder quer os melhores com ele na aposta da renovação da modalidade, chamou de Portugal dois Homens que também são líderes. O Presidente da Federação Nacional Pedro Silva e o Selecionador Nacional Luís Fontes, são agora "Homens UWW".

O Presidente da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras o Professor Pedro Silva, está agora a trabalhar com a UWW na elaboração de um Guião de Organização e Realização de Competições Internacionais. Isto aconteceu devido à excelência da Organização das Competições Nacionais e principalmente de ter sido Diretor de Competição das Lutas Olímpicas no evento multidesportivo "Glasgow 2014 - XX Commonwealth Games" na Escócia em Julho deste ano. Pelos resultados obtidos na organização desta competição, o nosso líder foi congratulado pelos Orgãos da FILA, pelo seu excelente trabalho de organização e de estruturação a todos os níveis. 

O nosso Selecionador Nacional, o Mestre Luís Fontes é agora um Instrutor UWW, ou seja, um Formador Internacional de Treinadores, estando integrado na Comissão Internacional de Treinadores. Recentemente esteve em Bangladesh a dar formação no Curso de Treinadores de Luta Olímpica Nível 2 a 20 treinadores desse País.

A Luta está a mudar e em Portugal já se sente a diferença. Apesar dos nossos lusos, estarem em constante viagem para terras estrangeiras, o mais importante será a obtenção de novas experiências e outras realidades e "depositar" essa "bagagem" em solo nacional, para que possamos evoluir com a UWW.

Pedro Silva (o primeiro do lado esquerdo) como Diretor de Competição da Commonwealth Games


Luís Fonte (o primeiro do lado esquerdo) como Instrutor UWW
Força Portugal, Força Luta! 

Comentários

Mensagens populares