Diretor da ALADS foi Campeão do Mundo

Silvestre Fonseca Campeão do Mundo de Halterofilismo 

Realizou-se na cidade alemã de Bad. Reppanau o Campeonato Europeu de Masters em Halterofilismo.

Portugal esteve representado com 7 atletas, sendo que 6 delas pertencem ao Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira e que um deles é o Vice Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Associação de Lutas Amadoras do Distrito de Setúbal, o Silvestre Fonseca que competiu no escalão dos 70/74 anos na categoria de 62 Kg. 

Os restantes atletas foram o João Novelo no escalão 50/54 na categoria de 62 Kg, Paulo Duarte no escalão 45/49 na categoria de 69 Kg, João Teles no escalão 50/54 na categoria 75 Kg, António Novelo no escalão 45/49, na categoria 77 Kg, e António Frade no escalão 45/49 na categoria de 94 Kg. O 7º atleta português foi Carlos Tavares do Sporting Tomar no escalão 45/49 anos, na categoria de mais de 105 Kg. 

Os resultados foram:

Silvestre Fonseca - Medalha de Ouro
António Duarte - Medalha de Prata
António Frade - Medalha de Prata
João Novelo - Medalha de Prata
João Teles - 4º Lugar

Parabéns Silvestre Fonseca e restante equipa.

Que é Silvestre Fonseca? 

Silvestre Carvalho da Fonseca, nasceu no Barreiro, no dia 16 de Março de 1940.
Iniciou-se no Halterofilismo no dia 25 de Maio de 1965, com a idade de 25 anos, pela mão do amigo Zeca Pereira, a quem deve muito.

Ingressou no Luso Futebol Clube tendo representado o mesmo durante 25 anos consecutivos, ora apenas como levantador, ora, mais tarde, cerca de 10 anos depois, como levantador e treinador.
Em 1989, passou a treinador do Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira com o Manuel Duarte e o Carlos Vilela. 

Tem um enorme curriculum de êxitos individuais e colectivos, quer no Luso FC quer no Ginásio AC, mas enumera-se os de maior importância.
Foi treinador da Selecção Nacional de Juvenis durante dois anos e treinou elementos de grande valor como o António Frade e o João Teles do Luso, o António Novêlo do Ginásio, o António Coelho do G.C. Português, o Tavares da Silva, o Américo Pinto e o Carlos Duarte do F.C. Porto, o Travassos, o Mário Fatela e o Manuel Gil do Círculo de Ferro.

Esteve também um mês a treinar a Selecção Nacional Sénior nas férias do Zeca Pereira. 

Foi o primeiro treinador em Portugal a treinar senhoras, tendo participado em Junho de 1988 na República de São Marino no Campeonato da Europa Feminino, tendo a Sara Duarte sido Campeã Europeia, na categoria de 48 Kg. Em Dezembro do mesmo ano, em Jacarta (capital da Indonésia), a Sara Duarte ficou em 5º lugar e a Eulália Romão em 4º lugar, no Campeonato do Mundo.

No LFC foi Campeões Nacionais por Equipas, 5 vezes consecutivas e outras tantas alternadas, sendo a primeira em Junho de 1966, na Figueira da Foz. 

No GAC, que antes nunca tinha sido Campeão por Equipas a nível Nacional, venceu em 1991, tendo repetido o êxito, mais recentemente, em 2007, 2008 e 2009.

A nível individual este é o mais importante de todos, mesmo tendo participado em imensos Campeonatos Nacionais e Internacionais.

Assim, neste breve apanhado de factos, estão cerca de 44 anos de atividade ligado ao Halterofilismo Nacional e 74 anos de vida.

Fonte: Facebook/GAC
Link: http://halterofiliagac.webnode.com/
Arranjo: MLO
Fotos: GAC

Comentários

Mensagens populares