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sábado, 1 de março de 2014

ALADS com Técnico de Angariações de Patrocínios

Confederação de Desporto de Portugal organiza Ação de Formação

Mais de 30 Técnicos entre, Diretores Técnicos de Federações, Clubes, Associações, Ginásios e de empresas de organização de eventos desportivos, Técnicos de Exercício Físico, Dirigentes de Federações, Clubes e Associações e outros interessados estão dotados com a Ação de Formação de Formação Profissional “Elaborar Propostas de Patrocínio Desportivo”.

Hoje, realizou-se no INETESE – Associação para o Ensino e Formação em Lisboa a Ação de Formação de Formação Profissional “Elaborar Propostas de Patrocínio Desportivo” da Confederação do Desporto de Portugal.

Estiveram presentes os seguintes modalidades e áreas, pessoal de Relações Públicas, de uma Agência Desportiva, Professores de Educação Física, Licenciados, Técnicos “Seniores”, Técnicos Camarários, o Diretor Técnico Nacional da Federação da Vela, os Secretários Gerais das Federações de Rugby e do Judo, Agentes Desportivos do Atletismo, Body Board, Desportos de Combate, Futsal, Golfe, Judo, Karaté, Motocrosse, Motociclismo, Pentatlo Moderno, Ténis de Mesa, Vela e destacamos o Paulo Benedito da Associação Portuguesa de Ciências de Combate, o Diretor da Revista Desportiva “O Praticante” o David Silva e o Vogal da ALADS o João Vitor Costa.

O objetivo desta formação é de dotar os participantes com os conhecimentos necessários para compreender, enquadrar e saber elaborar uma proposta de patrocínio desportivo e com os objetivos específicos de conhecer a fundamentação teórica por detrás de um patrocínio, de perceber de que modo se planeia um patrocínio na perspetiva da empresa que patrocina, de saber qual a estrutura ideal para uma proposta de patrocínio, de perceber como é feita a avaliação de patrocínios e de saber elaborar uma proposta de patrocínio.

Às 9 horas iniciou-se o programa com o Mestre Horácio Lopes, que além de Formador Certificado com CAP e da CDP é Mestre Executivo em Marketing (Especialização em Desporto) – ISCTE/IUL-INDEG, Mestre em Gestão e Direcção Desportiva (Maestro en Gestión y Dirección Deportiva) – Universidad de Extremadura (Espanha) e Universidade de Évora (Portugal), Licenciado em Gestão - Universidade Autónoma de Lisboa, Docente do ISG (Instituto Superior de Gestão), Formador de ENSINARMELHOR.COM, Orientador de Teses de Mestrado – ISCTE/INDEG e UÉVORA, Gestor de hobbyholo.com, Mestre de Taekwondo - 6º Dan KUKKIWON, Treinador de Taekwondo de Grau 3 - IPDJ/FPT, Árbitro Nacional de Combates e Técnica, Presidente do Yonsei Taekwondo Club – Portugal, Monitor de Fitness XISTARCA/ORTHOS e ainda Vogal do Conselho Diretivo da Academia Olímpica de Portugal

O programa desta formação teve os seguintes itens, O que é um Patrocínio (Definição, Enquadramento Legal, Patrocínios x Marketing, O Mix de Comunicação, Tipos de Patrocínio, Tipos de retorno e benefícios, Vantagens, Categorias de Patrocínio), Planeamento de Patrocínios (Elementos a ter em conta, Objectivos do patrocínio - Ambush Marketing, Processo de selecção, Activação de Patrocínios, Processo de Patrocínio), Proposta de Patrocínio (Estrutura ideal, o elevator pitch), Avaliação de Patrocínios e com Prática que durou até às 17h. 

No final todos os técnicos presentes partilharam as suas experiências associativas e afirmaram que esta formação veio dar contributos muito importantes para o desenvolvimento das suas modalidades e dos seus trabalho em prol do desporto.

Esta formação era de acordo com n.º 2 do artigo 14.º do Decreto -Lei n.º 39/2012, de 28 de Agosto, para efeitos da renovação de certificação, os/as Directores/as Técnicos/as (DT) e os Técnicos de Exercício Físico (TEF) terão de frequentar acções/cursos de Formação Contínua, onde se obterá 1,2 UC's (Unidades de Crédito).


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