ALADS com Técnico de Angariações de Patrocínios

Confederação de Desporto de Portugal organiza Ação de Formação

Mais de 30 Técnicos entre, Diretores Técnicos de Federações, Clubes, Associações, Ginásios e de empresas de organização de eventos desportivos, Técnicos de Exercício Físico, Dirigentes de Federações, Clubes e Associações e outros interessados estão dotados com a Ação de Formação de Formação Profissional “Elaborar Propostas de Patrocínio Desportivo”.

Hoje, realizou-se no INETESE – Associação para o Ensino e Formação em Lisboa a Ação de Formação de Formação Profissional “Elaborar Propostas de Patrocínio Desportivo” da Confederação do Desporto de Portugal.

Estiveram presentes os seguintes modalidades e áreas, pessoal de Relações Públicas, de uma Agência Desportiva, Professores de Educação Física, Licenciados, Técnicos “Seniores”, Técnicos Camarários, o Diretor Técnico Nacional da Federação da Vela, os Secretários Gerais das Federações de Rugby e do Judo, Agentes Desportivos do Atletismo, Body Board, Desportos de Combate, Futsal, Golfe, Judo, Karaté, Motocrosse, Motociclismo, Pentatlo Moderno, Ténis de Mesa, Vela e destacamos o Paulo Benedito da Associação Portuguesa de Ciências de Combate, o Diretor da Revista Desportiva “O Praticante” o David Silva e o Vogal da ALADS o João Vitor Costa.

O objetivo desta formação é de dotar os participantes com os conhecimentos necessários para compreender, enquadrar e saber elaborar uma proposta de patrocínio desportivo e com os objetivos específicos de conhecer a fundamentação teórica por detrás de um patrocínio, de perceber de que modo se planeia um patrocínio na perspetiva da empresa que patrocina, de saber qual a estrutura ideal para uma proposta de patrocínio, de perceber como é feita a avaliação de patrocínios e de saber elaborar uma proposta de patrocínio.

Às 9 horas iniciou-se o programa com o Mestre Horácio Lopes, que além de Formador Certificado com CAP e da CDP é Mestre Executivo em Marketing (Especialização em Desporto) – ISCTE/IUL-INDEG, Mestre em Gestão e Direcção Desportiva (Maestro en Gestión y Dirección Deportiva) – Universidad de Extremadura (Espanha) e Universidade de Évora (Portugal), Licenciado em Gestão - Universidade Autónoma de Lisboa, Docente do ISG (Instituto Superior de Gestão), Formador de ENSINARMELHOR.COM, Orientador de Teses de Mestrado – ISCTE/INDEG e UÉVORA, Gestor de hobbyholo.com, Mestre de Taekwondo - 6º Dan KUKKIWON, Treinador de Taekwondo de Grau 3 - IPDJ/FPT, Árbitro Nacional de Combates e Técnica, Presidente do Yonsei Taekwondo Club – Portugal, Monitor de Fitness XISTARCA/ORTHOS e ainda Vogal do Conselho Diretivo da Academia Olímpica de Portugal

O programa desta formação teve os seguintes itens, O que é um Patrocínio (Definição, Enquadramento Legal, Patrocínios x Marketing, O Mix de Comunicação, Tipos de Patrocínio, Tipos de retorno e benefícios, Vantagens, Categorias de Patrocínio), Planeamento de Patrocínios (Elementos a ter em conta, Objectivos do patrocínio - Ambush Marketing, Processo de selecção, Activação de Patrocínios, Processo de Patrocínio), Proposta de Patrocínio (Estrutura ideal, o elevator pitch), Avaliação de Patrocínios e com Prática que durou até às 17h. 

No final todos os técnicos presentes partilharam as suas experiências associativas e afirmaram que esta formação veio dar contributos muito importantes para o desenvolvimento das suas modalidades e dos seus trabalho em prol do desporto.

Esta formação era de acordo com n.º 2 do artigo 14.º do Decreto -Lei n.º 39/2012, de 28 de Agosto, para efeitos da renovação de certificação, os/as Directores/as Técnicos/as (DT) e os Técnicos de Exercício Físico (TEF) terão de frequentar acções/cursos de Formação Contínua, onde se obterá 1,2 UC's (Unidades de Crédito).


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