Translate

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

APCC promove...



A APCC- Associação Portuguesa de Ciências de Combate, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, por entender a sua enorme relevância e utilidade para os agentes desportivos, no âmbito das ciências de combate em específico, mas também de forma transversal em qualquer domínio da prescrição de treino físico, desportivo, e na preparação de atletas em qualquer modalidade, de combate o não, apresenta a presente palestra teórico-pratica da responsabilidade de Luis Franco Preto (cujos factos curriculares mais relevantes poderá ver mais abaixo.

Descrição da actividade nas palavras do próprio:

"No decorrer da minha actividade profissional como treinador e estudioso das Ciências do Deporto, vim a diagnosticar a ausência de uma abordagem metodológica capaz de articular de forma harmoniosa e complementar a preparação técnico-táctica dos atletas em conjunto com a sua preparação física. Vim também a identificar que muitos outros treinadores se deparavam com uma enorme dificuldade em gerir as inúmeras qualidades físicas descritas nos mais diversos manuais de treino e, deste modo, dediquei o meu segundo curso de mestrado ao estudo desta problemática.

Tendo centrado este estudo na análise da preparação física sob uma perspectiva de optimização da componente técnica desportiva entre os mais variadíssimos desportos, vim a desenvolver um sistema que reduz o complexo tema das qualidades físicas a três componentes e a sua gestão utilizando um sistema de treino de duas componentes apenas.

Este trabalho começou por produzir a minha tese de conclusão do referido curso de mestrado, classificada com a nota máxima (A). Mais tarde, expandi esta mesma análise, o que deu lugar à publicação do livro Understanding physical conditioning: A movement based approach.

A falta de tempo por parte de muitos técnicos para abraçarem a investigação em conjunto com a gestão do treino trás grande importância ao processo de formação contínua na constante evolução do corpo de conhecimento dos mesmos e, deste modo, na promoção de treinadores progressivamente mais eficazes. Assim sendo, venho por este modo disponibilizar o acesso a este corpo de conhecimento que tive de desenvolver, através de uma palestra de 120 minutos direccionada ao enriquecimento da comunidade desportiva local (90 minutos de apresentação e 30 minutos adicionais de perguntas e respostas)."

Curriculum Vitae
(factos mais relevantes)

Académico
• Licenciatura em Ciências do Desporto – Menção de Educação Física (classificação final 15 - Faculdade de Motricidade Humana)
• Mestrado em Metodologias de ensino em Educação Física
(classificação final 16 - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias)
• Mestrado em Ciências do Treino
(Classificação final A - Universidade da British Columbia – Vancouver / Canada)
• Certificações em preparação física, treino dos jovens e treino de resistência pela ISSA (International Sport Sciences Association)

Profissional
• Docente de Jogo do Pau na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias entre 2002 e 2008
• Coordenador técnico da Federação Nacional do Jogo do Pau Português entre 2001 e 2007
• Treinador principal da equipa competitiva Blood & Iron Martial Arts (Vancouver) 2011/12

Publicações
• Understanding physical conditioning: A movement based approach
• Jogo do Pau: The ancient art and modern science of Portuguese stick fighting
• Staff, baton & longsword combat series: Developing parrying skill
• Staff, baton & longsword combat series: Understanding & developing footwork
• Outnumbered combat: One handed & two handed weapons
• Optimizing the teaching of technique & tactics in Fencing Martial Arts

A referida formação terá um custo de 10 euros (20 euros com um exemplar do livro "Understanding physical conditioning: A movement based approach"), e decorrerá na Sala de Formação do Pavilhão Municipal Luís de Carvalho - Barreiro, no dia 14 de Dezembro, entre as 15 e as 17 horas.

Além de ter vagas limitadas, carece de inscrição prévia, através do mail apccombate@gmail.com (indicação de nome, idade, localidade, área de actividade física, e contactos), e pagamento também prévio, por transferência bancária para NIB a ser indicado em resposta a mail de inscrição.

A data limite de inscrição é o dia 12 de Dezembro, inclusive.
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogs de Portugal