Treinadores satisfeitos com a Ação de Formação FILA

De 14 a 17 de Novembro a FILA- Federação Internacional de Lutas Associadas esteve em Portugal a promover uma Ação de Formação Internacional para Treinadores de Luta Greco Romana, pela Advance School for Coaches - Greco-Roman Wrestling.

O executivo da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, entendendo ser uma excelente oportunidade para complemento de formação dos técnicos Nacionais, aceitou este desafio para que o máximo possível de técnicos nacionais pudessem tirar proveito desta ação de formação Mundial ministrada por preletores indicados pela Federação Internacional da modalidade.
Para administrar esta ação estiveram presentes os seguintes Instrutores FILA, E. Diezemann (GER), D. Curby (USA), B. Darchia (GEO), Y. Barbas (GRE), H. Tünnemann (GER), L. O´Ceallachin (SUI),  liderados pelo S. Kazarian (ARM). Ainda o Presidente da FPLA Pedro Silva e o Vice-Presidente Luís Catita tiveram a oportunidade de apresentar os seguintes temas, Graduações em Portugal e na FILA e Psicologia para Lutadores, respetivamente.  
3 Continentes e 3 Países juntos
Ásia - China; África - Angola
Europeu - Jugoslávia

Para receber esta formação chegaram treinadores de todos os cantos do mundo, como Angola, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos da América, França, Grécia, Hungria, Inglaterra, Irão, Jugoslávia Vietname, e, obviamente em maior número, Portugal.  

Os Treinadores Portugueses presentes foram, Carlos Nunes e Nuno Fernandes do Grupo Desportivo da Mouraria, Carlos Rodrigues da Casa do Povo de Martim, Fernando Carreira do Grupo Drámatico e Recreativo "Os Leças", Kevin Scholle do Clube Musical União, Luís Fontes do Sport Lisboa e Benfica e Seleção Feminina, Luís Barneto, Ricardo Godinho da Associação Portuguesa de Desportos de Combate, Luís Marques da Escola de Luta da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, Paulo Martins da Assocação de Estudantes da Faculdade Motricidade Humana, Carla Amaral, David Maia, Flávio Mendes, João Vitor Costa, João Pedro, Luís Alves e Pedro Alves, todos estes sem clube.  

As sessões teóricas decorreram no Auditório (Sala Caparica) do Hotel Meliã Capuchos na Caparica e as sessões práticas no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada no Feijó, ambos no Concelho de Almada do Distrito de Setúbal.

No inicio desta formação deu-se o Discurso de Boa Vindas e de Abertura da Formação FILA, pelo S. Kazarian e pelo Presidente da FPLA Pedro Silva. De seguida, aconteceu o ponto alto, a Cerimónia de Entrega da Medalha FILA ao Treinador do Ano de 2013 em Luta Greco Romana, que foi o Jong-Sub Lee da Coreia.

Durante os 4 dias as sessões teóricas foram abordados os seguintes temas:
Informações sobre o futuro programa de Luta Greco Romana, desenvolvimento e tarefas; 
Análise da evolução da Luta Greco Romana com base no Campeonato do Mundo 2013;
Métodos de treino para os lutadores de elite; 
Métodos de preparação para os lutadores de elite durante uma micro-ciclo (uma semana);
As lesões frequentes dos Lutadores;
Papel do preparo psicológico para os jovens lutadores para ser uns vencedores;
Individualização e preparação de lutadores de elite; 
O grupo participante.
Métodos e meios para a formação de jovens lutadores em Universidades e Clubes nos EUA; 
Métodos de preparação tático para lutadores de elite; 
Métodos especiais para a formação física dos jovens lutadores. 

Enquanto na prática foram abordados os seguintes temas:
Aquecimentos especificos de acordo com o espaço de treino;
Aprender métodos e formação;
Assistência individual para desenvolver a técnica / tática;
Jogos móveis variável para os jovens lutadores durante o processo de preparação;
Aprender várias técnicas e as suas variantes.

No último dia realizou-se a Cerimónia de Encerramento com a entrega dos Diplomas de Participação na Acção de Formação Internacional para Treinadores de Luta Greco Romana.

Depois das despedidas realizadas deu-se o tempo para o Exame escrito para o título de " International Coach FILA ", onde alguns Treinadores Portugueses se submeteram ao exame, até ao fecho deste artigo, não se obteve qualquer informação sobre os Aprovados, mas assim que tivermos essa informação divulgaremos.

Entrega dos Diplomas aos Treinadores Portugueses participantes 
E. Diezemann entrega o Diploma a Carlos Nunes 
H. Tunnemann entrega o Diploma a David Maia
D. Curby entrega o Diploma a Fernando Carreira
B. Darchia entrega o Diploma a Flávio Mendes
Y. Barbas entrega o Diploma a João Vitor Costa
E. Diezemann entrega o Diploma a Luís Barneto 
E. Diezemann entrega o Diploma a Luís Marques
Y. Barbas entrega o Diploma a Nuno Fernandes
H. Tunnemann entrega o Diploma a Paulo Martins
L. O´Ceallachain entrega o Diploma a Pedro Alves
B. Darchia entrega o Diploma a Ricardo Godinho
H. Tunnemann entrega o Diploma a Luís Fontes

Fotos: João Vitor Costa

Comentários

Mensagens populares