Hugo Passos é Vogal da Comissão de Atletas Paralímpicos

Nelson Lopes é o novo presidente da Comissão de Atletas Paralímpicos



Nos termos do artigo 29º dos Estatutos do Comité Paralímpico de Portugal, decorreu esta tarde, no Complexo de Piscinas do Jamor, em Lisboa, a reunião da Assembleia Electiva da Comissão de Atletas Paralímpicos (CAP), constando na ordem de trabalhos a eleição desta mesma Comissão para o ciclo 2013 – 2016.

Nelson Lopes, nadador paralímpico, é o novo presidente da CAP, que tomou esta tarde posse, conjuntamente com os vogais Firmino Baptista (atleta paralímpico de atletismo), Hugo Passos (atleta surdolímpico de luta greco-romana), Nuno Alves (atleta paralímpico de atletismo) e Susana Lourenço (atleta surdolímpica de natação).

"Ser a voz dos atletas e defender os seus interesses nas mais altas instâncias do desporto", foi a motivação apresentada por Nelson Lopes, de 35 anos, aquando da decisão de apresentação de candidatura à Comissão de Atletas Paralímpicos.

Informações adicionais:

Nelson Lopes é licenciado em Gestão Desportiva e competiu nos Jogos Paralímpicos de Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.

No anterior ciclo paralímpico, 2009 – 2012, o atleta surdolímpico Hugo Passos foi eleito o primeiro presidente da CAP, tendo acabado por abandonar o cargo no final de 2010. Não obstante a tentativa do CPP em colocar em funcionamento a Comissão de Atletas, através da realização de nova Assembleia Electiva em 2011, por falta de candidatos, a mesma foi inviabilizada.

Podem integrar a CAP os atletas no activo que participaram em Jogos Paralímpicos, Surdolímpicos, e Global Games, e os atletas retirados, mas não após o termo da terceira olimpíada posterior aos últimos Jogos em que tenham participado.

A CAP é um membro ordinário do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), que está representado, e com direito a voto, em Assembleia Plenária. Entidade integrada no CPP - goza de atribuições estatutárias específicas e estrutura orgânica própria com autonomia na prossecução das atribuições que lhes são reservadas e de apoio do Comité Paralímpico de Portugal. O seu presidente, por inerência, faz parte da Comissão Executiva do CPP.

São atribuições da CAP a análise das circunstâncias que envolvem e condicionam o treino e a competição dos atletas Paralímpicos, ou no percurso Paralímpico, e a apresentação de propostas para a sua melhoria ao Comité Paralímpico de Portugal, assim como a participação na formulação do Regulamento de Participação nos Jogos Paralímpicos.

Fonte: CPP

Comentários

Mensagens populares