Comissão de Atletas Olímpicos com nova direção

NOVA DIREÇÃO DA COMISSÃO DE ATLETAS OLÍMPICOS TOMOU POSSE

Teve hoje lugar na sede do Comité Olímpico de Portugal a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO). O ex-judoca e atual técnico nacional João Neto é o novo presidente, sucedendo a Nuno Barreto no cargo. O esgrimista Joaquim Videira é o novo vice-presidente, enquanto o remador Pedro Fraga assumiu o cargo de Secretário-Geral. A cerimónia contou com as presenças do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.

Tomaram ainda posse como vogais da direção os seguintes atletas ou ex-atletas olímpicos: a marchadora Susana Feitor, a judoca Yahima Ramirez, a velejadora Mariana Lobato e o cavaleiro Gonçalo Carvalho. Estiveram ausentes a canoísta Beatriz Gomes e a ex-velejadora Joana Pratas, que tomarão posse oportunamente.

O novo presidente, João Neto, manifestou o seu contentamento após a tomada de posse. "É uma honra ocupar este cargo. Pretendemos dar continuidade ao excelente trabalho que a anterior direção desenvolveu. A nossa missão é ser a voz dos atletas e que esta continue a ser importante e ouvida por todos aqueles com quem interagimos".

Nuno Barreto, no encerrar do seu mandato, regozijou-se pelo peso que a CAO já conseguiu atingir. "Dez anos de CAO representam confiança e respeito. Tive um enorme prazer em ocupar esta posição. Foi um trabalho árduo, com altos e baixos, mas cujo legado me deixa orgulhoso. Cada vez mais a CAO tem um papel ativo na promoção do Olimpismo e do desporto nacional e por certo que a nova direção continuará a percorrer esse rumo".

O Presidente do COP frisou a importância da união entre todos neste momento difícil para o país e, consequentemente para o desporto nacional. Os atletas olímpicos "são pessoas com experiência internacional e com sentido crítico sobre as condições de que necessitam para se preparem para a alta competição. É certo que nem sempre conseguem atingir as condições ideais, pelo que, mais do que nunca, é preciso que existam laços de cooperação e união entre todos os intervenientes do fenómeno desportivo, como o Governo, o IPDJ, o COP, as Federações e os atletas, trabalhando lado a lado como parceiros, como uma família, para que possamos dar um salto qualitativo, superando as dificuldades, mesmo que seja ingrato no final medirem-se resultados quando as condições com a concorrência internacional é desigual".

José Manuel Constantino fez também questão de frisar o trabalho de Nuno Barreto e a forma como ocupou o cargo de Presidente da CAO. "Não queria deixar de neste momento de passagem do testemunho, agradecer ao Nuno Barreto e à sua equipa pelo trabalho desenvolvido. Fê-lo de forma responsável, madura e equilibrada, num contexto particularmente difícil. Defendeu sempre os atletas mas dando conta ao Presidente do COP daquilo que ia dizer, quer internamente, quer externamente. Foi um exemplo e espero que possa regressar ao dirigismo desportivo pois tem um enorme futuro à sua frente nesta área."

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, realçou também a importância da parceria entre todos neste período difícil que o país atravessa, enaltecendo igualmente o trabalho que o presidente cessante da CAO desenvolveu. "Agradeço ao Nuno Barreto o trabalho que desenvolveu. Foi um parceiro estável e rigoroso, defendendo sempre os atletas. Saúdo a nova direção, à qual destaco a importância das relações de confiança que devem vigorar entre todos nós, em conjunto, para que consigamos os melhores resultados possíveis. Temos de saber valorizar o que temos de bom e o desporto é sem dúvida uma das maiores virtudes de Portugal. Como tal, conto com os atletas e com a nova direção da CAO para podermos promover o desporto junto dos mais jovens. O país precisa de heróis e os nossos atletas são esses heróis. Que os jovens os possam ver como tal e que sejam os exemplos de que a juventude necessita para absorverem os valores fundamentais da vida e da sociedade, para que sejam eles os heróis do amanhã, nas mais diversas áreas onde venham a atuar".

De relembrar ainda que as eleições decorreram no dia 2 de outubro, tendo apenas durante o dia de hoje, após reunião entre os eleitos, sido decidida quem ocuparia os cargos, através de cooptação.

Fonte: CAO

Comentários

Mensagens populares