Thomas Bach sucede Jacques Rouge

THOMAS BACH ELEITO PRESIDENTE DO COMITÉ OLÍMPICO INTERNACIONAL

Thomas Bach é o novo presidente do Comité Olímpico Internacional, após a votação que decorreu esta tarde em Buenos Aires, encerrando a 125ª sessão do COI. Bach, alemão de 59 anos, é o nono presidente da mais importante instituição desportiva mundial, sucedendo ao belga Jacques Rogge, que exerceu o cargo desde o ano de 2001. Campeão olímpico na modalidade de Esgrima, em Montreal em 1976, por equipas, ocupava o cargo de Presidente do Comité Olímpico da Alemanha e o de Vice-Presidente do COI, instituição para a qual entrou em 1991, tendo assumido este cargo em 2000, sendo atualmente também responsável da Comissão Jurídica do COI.

Após uma primeira ronda, que deixou fora da corrida o candidato de Taiwan, Ching-Kuo Wu, os membros do COI elegeram Thomas Bach com 49 votos, deixando o porto-riquenho Richard Carrion, com 29 votos, a larga distância. Ser Miang Ng, de Singapura, com seis votos, Denis Oswald, da Suiça, com cinco, e Sergey Bubka, da Ucrânia, com quatro, foram os restantes candidatos ao cargo.

Bach é o oitavo presidente europeu, dado que apenas o norte-americano Avery Brundage, entre 1952 e 1972, quebrou esta realidade. O novo presidente do COI agradeceu, no seu discurso, em sete idiomas, a confiança demonstrada pelos membros votantes. "É um sinal de confiança que me dão. É uma grande responsabilidade, mas abordarei esta tarefa seguindo o lema "Unidade e Diversidade". A porta do meu gabinete estará sempre aberta, assim como os meus ouvidos e o meu coração."

Entre os principais desafios, Bach terá a luta contra o doping e as apostas ilegais, bem como a revisão do programa desportivo olímpico, a consolidação dos Jogos da Juventude e a possibilidade de uma estreia dos Jogos Olímpicos em África.

Thomas Bach foi eleito para um mandato de oito anos, que poderá renovar por mais quatro, uma vez que o cargo tem a limitação de doze anos. Votaram 94 membros do COI, uma vez que os membros de país de origem dos candidatos não podiam votar.

Nesta sessão do COI foram ainda eleitos nove novos membros, passando agora o COI a ser formado por 112 membros, tendo ainda sido eleito o novo vice-presidente, o australiano John Coates, presidente do Comité Olímpico da Austrália e do Tribunal Arbitral do Desporto (CAS).

Currículo e Manifesto do novo Presidente do Comité Olímpico Internacional

Fonte: COP


Comentários

Mensagens populares