Delegação Portuguesa participa em 8 modalidades na 27ª Universíadas

27ª Universíadas começam este Sábado em Kazan (Rússia) 

É já este sábado, dia 6 de julho, que têm início as 27ª Universíadas, que este ano terão lugar na cidade russa de Kazan. Portugal conta com uma comitiva de 30 atletas, dos quais se destacam dois atletas olímpicos, que estiveram em Londres o ano passado, Fernando Pimenta (medalha de prata nos Jogos Olímpicos 2012 em K2 1000m - Canoagem) e Marcos Chuva (salto em comprimento - Atletismo). Pedro Dias, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, é o chefe da delegação portuguesa a Kazan, localizada na região do Tartaristão, 800 quilómetros a leste da capital Moscovo.

Para o Chefe de Delegação este é "um momento de grande orgulho e de responsabilidade, após a aceitação do convite feito pela FADU, dado que vou representar Portugal". Tendo em conta a sua participação em Universíadas anteriores, a mensagem para os atletas pauta-se pela "experiência marcante que o evento representa, com a vivência do ambiente na Aldeia dos Atletas e nos recintos desportivos, com milhares de participantes que primam pela excelência desportiva e que será certamente, para muitos, uma janela para o seu percurso de alto rendimento e um contacto mais próximo com o seu futuro olímpico", destaca Pedro Dias.

Este é o segundo maior evento multidesportivo do mundo, no qual Portugal vai competir em oito modalidades: atletismo, canoagem, esgrima, ginástica artística, judo, natação, voleibol de praia e xadrez.

Nas suas anteriores participações Portugal conta com 24 medalhas, das quais oito de ouro, 10 de prata e seis de bronze. O atletismo é a modalidade que mais contribuiu para estes resultados, tendo conseguido um total de 17 medalhas. O judo (quatro medalhas), natação (duas) e ginástica (uma) completam o restrito lote de quatro modalidades portuguesas que já experienciaram o pódio nas universíadas.

Para Bruno Barracosa, Presidente da FADU, este "será mais um momento de afirmação desportiva nacional, fruto de uma colaboração cada vez mais próxima do Desporto Universitário e das suas Instituições com as restantes Federações Desportivas e Comité Olímpico". Acrescentou ainda a convicção de que "os Atletas estudantes selecionados contribuirão certamente para a obtenção de resultados de mérito internacional, mostrando novamente a todos que é possível conciliar uma atividade desportiva de topo com uma atividade académica".

O evento vai reunir cerca de 10.500 atletas, com idades entre os 17 e 28 anos, oriundas de 170 países e que vão competir em 27 modalidades.

Atletismo, badminton, basquetebol, boxe, canoagem, esgrima, futebol, ginástica artística e rítmica, halterofilismo, hóquei em campo, judo, luta livre, luta greco-romana, natação, natação sincronizada, polo aquático, râguebi sevens, remo, saltos para a água, sambo, ténis, ténis de mesa, tiro, voleibol, voleibol de praia e xadrez são as modalidades em competição.

Como curiosidade, destaca-se ainda o facto de 154 medalhados em Universíadas (75 homens e 79 mulheres) terem conquistado 174 pódios em Londres2012: 48 medalhas de ouro, 56 de prata e 70 de bronze, em 21 modalidades distintas.
Fonte: COP

Comentários

Mensagens populares