Sport Lisboa e Benfica arrecada 11 Campeões de Portugal

Foram distribuídos 27 títulos nacionais
Os melhores Lutadores Masculinos e Femininos de todo o País subiram ao tapete para disputarem os mais altos títulos em disputa na presente época, os títulos de Campeão Nacional Individual de Luta Greco Romana e Luta Feminina.

Os Campeonatos Nacionais foram realizados pela Federação Portuguesa de Lutas Amadoras em dois dias, um no Pavilhão da Escola Secundária de Caneças e outro no Pavilhão da Boa Hora Futebol Clube, ambos em Lisboa.

As bancadas dos Pavilhões foram pequenas para receber as centenas de apoiantes, familiares, amantes e curiosos que se manifestaram efusivamente pelos seus atletas e pelos futuros Campeões de Portugal.

O grande destaque de todos os campeonatos e por consequentemente desta nova época, foi o regresso do Sport Lisboa e Benfica às competições nacionais da modalidade, que há mais de duas décadas tinha desativado a secção, regressando em 2013 forte e a arrecadar 11 Campeões de Portugal.

Depois de bons e emotivos combates nas mais diversas categorias, os que subiram ao mais alto patamar do pódio e por sua vez conquistar o título de Campeão de Portugal da presente época, foram:

Iniciando pelos Cadetes Femininos, a categoria que teve pouca participação, com a disputa de dois títulos. 
Nos 65Kg, a Ana Rodrigues do GDR “Os Leças” a “WAS Jovem Promessa de 2012” do MLO, que estava a defender título e há procura do terceiro, perde para a Soraia Prates do Silves FC que a surpreendeu na sua entrada bastante forte para o combate.
Nos 70Kg, Daniela Cruz do GDR “Os Leças” vence o seu primeiro título e foi considerada a Melhor Cadete Feminina na prova pelos treinadores presentes.

O escalão de Absolutas Femininos têm as estrelas da Seleção Nacional, que não deram hipótese e venceram as suas respetivas categorias e sagraram-se Campeãs.
Na categoria de 51Kg está, nem mais nem menos, a atleta internacional com mais títulos e internacionalizações de Portugal na modalidade, Liliana Santos do SL Benfica, conquistou o seu 10 título nacional, todos obtidos interruptamente.
Nos 59Kg Paula Costa do SL Benfica, pela 3 vez consecutiva vence a categoria.
Ana Cavaca do GDR “Os Leças” venceu a categoria dos 63Kg, pela primeira vez.
Nos 67Kg a Campeã foi, Ana Meyer do SL Benfica, que coloca mais 1 título, ficando assim com 4 no seu palmáres e com o Troféu de a Melhor Absoluta da Prova.
Nos 72Kg Verónica Lopes da SR Baixa da Serra, no seu primeiro ano neste escalão, acaba por vencer e aumentar para 2 os seus títulos nacionais.
Na categoria mais pesada, Elisa Silva da AA Bela Vista, vence a categoria dos 85Kg e assim consegue o seu 2 título, que já lhe escapava há 5 anos.

Nos escalões das Jovens Promessas Nacionais, os Cadetes Masculinos, quem se sagrou Campeões de Portugal, foram: 
Na categoria de 46Kg, Dário Grave de CPSB Messines venceu pelo segundo ano consecutivo.
Nos 50Kg, o ainda Iniciado Tiago Correia do SL Benfica, subiu de escalão para conquistar o seu primeiro título.
Nos 54 e 58Kg, Fábio Monteiro de CPSB Messines e Diogo Rocha do GDR “Os Leças”, também conquistam os seus primeiros títulos, já nos 63 e 69Kg Luciano Bispo e Pedro Caldas ambos do SL Benfica, conquistam os seus segundos títulos consecutivos, destaque para o último que foi eleito por todos os treinadores como o Melhor Atleta Cadetes.
Nos 85Kg o “WAS Jovem Promessa de 2012” o atleta da JF Casal de Cambra, Reginaldo Santos, conquistou o seu 3º título no seu último ano neste escalão.

Nos Juniores Masculinos, os próximos seniores da modalidade, os Campeões foram:
Nos 55 e 60Kg, Samuel Marques da JF Casal de Cambra e Daniel Novo do SL Benfica vencem os seus primeiros títulos nacionais.
Nos 66Kg o atleta do Benfica, Pedro Bastos vence pela primeira vez este título, no seu último ano neste escalão.
Nos 74Kg o já Campeão Nacional de Cadetes Pedro Caldas do SL Benfica, subiu de categoria para vencer o seu segundo na mesma prova e também vencer o título de Melhor Júnior da Prova.
Nos 84Kg o atleta do SL Benfica, o Nélson Freitas vence pela sua primeira vez.
Na categoria mais pesada, os 96Kg, o também já Campeão Nacional Reginaldo Santos da JF Casal de Cambra sobe de categoria para assim vencer mais um título.

A Elite de qualquer modalidade são os Seniores e neste caso, em algumas categorias as finais foram disputadas até ao último segundo. Sagraram-se Campeões de Portugal: 
Nos 55Kg, Carlos Silva do GDR “Os Leças” no seu primeiro ano neste escalão, vence o seu primeiro título.
Nos 60Kg, João Carvalho da Casa Pia AC vence sem dificuldades e conquista assim o seu 6º título consecutivo desde os escalões anteriores.
Nos 66Kg Pedro Bastos do SL Benfica, conquista o seu 4º título, a contar já com o título da categoria anterior, conquistou também os Treinadores que lhe elegeram como o Melhor Atleta Sénior.
A categoria de 74Kg fica marcada pelo regresso do atleta da Casa Pia AC, Ruben Moniz que depois de uma paragem de 4 anos, regressa para conquistar o seu 5º título.
Nos 84Kg não há muito a dizer, aliás em qualquer categoria onde ele esteja é para conquistar, neste caso, o Atleta Olímpico Hugo Passos da Casa Pia AC, conquista assim o seu 16º título de uma invejável carreira desportista.
Nos 96Kg João Andrade do GD Mouraria conquista o seu 2º título.

Em termos coletivos quem arrecadou mais Campeões Nacionais foi o regressado Sport Lisboa
e Benfica com 11, seguido do estreante Grupo Desportivo e Recreativo “Os Leças” com 4.
Para completar o Pódio e com 3 cada ficaram, o clube da década de 2000, a Casa Pia Atlético Clube e a Junta de Freguesia de Casal de Cambra. A Casa do Povo de S. Bartolomeu Messines arrecadou 2 campeões e com 1 cada ficaram o Grupo Desportivo da Mouraria, Silves Futebol Clube, Associação Académica da Bela Vista e a Sociedade Recreativa da Baixa da Serra.

Fonte: Mundo da Luta Olímpica
Fotos: Raphael Lopes

Comentários

Mensagens populares