Basebol/Softbol, Squash e as Lutas Olímpicas vão a votos em Setembro



O Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) recomendou hoje que as propostas de Basebol/Softbol, Squash e as Lutas Olímpicas fosse a votos na 125ª Sessão do COI para a possível inclusão como desporto adicional no programa olímpico para os Jogos Olímpicos de 2020.

Para a "Short-List" seriam selecionados três desportos em votação secreta dentro uma lista de oito que também incluiu karaté, patinagem, escalada, wakeboard e wushu. Antes da votação seguiram-se apresentações de 30 minutos por cada Federação Internacional e uma extensa avaliação pela Comissão do Programa Olímpico para determinar seu potencial de valor acrescentado para os Jogos.

O COI se reunirá pela 125ª Sessão em Buenos Aires, Argentina de 7 a 10 de Setembro e vai votar em qual dos três será adicionado ao programa dos Jogos da XXXII Olimpíada, além dos 25 desportos centrais - mais golfe e rúgbi sevens * - propostas pelo CE, em fevereiro.

"A Direção recebeu hoje excelentes apresentações das oito federações internacionais", disse o presidente do COI, Jacques Rogge. "Nunca ia ser uma decisão fácil, mas eu sinto os meus colegas no Conselho fizeram uma boa decisão na seleção do beisebol/softbol, squash e das Lutas Olímpicas, que será apresentado em Buenos Aires. Desejo que, os três desportos finalistas, a melhor sorte na corrida para o voto em setembro e gostaria de agradecer aos outros desportos pelo seu trabalho duro e dedicação. "

Em um esforço para garantir que os Jogos Olímpicos continuam a ser relevantes para os fãs dos desportos de todas as gerações, a Comissão do Programa Olímpico analisa sistematicamente cada modalidade após cada edição dos Jogos. A Comissão utiliza 39 critérios na determinação da adequação de um dsporto para os Jogos Olímpicos, incluindo apelo para os jovens, a universalidade, a popularidade, a boa governação, o respeito pelos atletas e respeito aos valores olímpicos.

* Golfe e rugby sevens foram adicionados em 2009, como desportos adicionais para o programa olímpico de 2016.

Fonte: COI

Comentários

Mensagens populares