Luta Olímpica de fora dos Jogos Olímpicos


COMISSÃO EXECUTIVA DO COI PROPÕE QUE A LUTA OLÍMPICA DEIXE DE INTEGRAR O NÚCLEO DURO DE MODALIDADES OLÍMPICA A PARTIR DE 2020

A FPLA e toda a comunidade mundial da modalidade foram surpreendidas com a recomendação de hoje da Comissão Executiva do Comité Olímpico Internacional (COI) de não manter a Luta Olímpica como uma das 25 modalidades de base para os Jogos Olímpicos de 2020.

A FILA sempre cumpriu com as regulamentações do COI e a modalidade está representada em 180 países, contribuindo assim para a universalidade dos jogos olímpicos e sendo mesmo o desporto nacional numa boa parte deles.

O Bureau da FILA irá reunir no próximo fim-de-semana em Phuket (THA) com este assunto na ordem de trabalhos e tendo em vista a apresentação à realizar à Comissão Executiva do COI, em maio próximo, em S. Petersburgo (RUS).

A FPLA apoiará a FILA em todas as medidas julgadas necessárias para convencer a Comissão Executiva do COI e os membros do COI da aberração que constitui esta medida contra um dos desportos fundadores dos Jogos Olímpicos, quer da Antiguidade, quer da Era Moderna.

Estamos firmemente convictos que esta recomendação não será aplicada e que os valores éticos e estéticos da modalidade vingarão a este propósito.

Fonte: FPLA

*
O Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) decidiu hoje, 12 de fevereiro, sobre os 25 desportos que vai propor na 125.ª Sessão para aprovação como desportos principais para os Jogos Olímpicos de Verão de 2020.

Os 25 desportos são: atletismo, remo, badminton, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, hipismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, andebol, hóquei, judo, natação, pentatlo moderno, ténis, taekwondo, ténis de mesa, tiro, tiro com arco, vela, triatlo e voleibol.

O Conselho Executivo recomenda que sejam as lutas amadoras, internacionalmente dirigidas pelaInternational Federation of Associated Wrestling Styles (FILA), a não serem incluídas nesta lista de desportos. As lutas irão agora juntar-se os sete desportos finalistas - beisebol/ softbol, karaté, patinagem, escalada, squash, wakeboard e wushu – que estão a disputar a inclusão de um novo desporto no programa dos Jogos Olímpicos de 2020.

Num esforço para garantir que os Jogos Olímpicos continuem a ser relevantes para os fãs de desportos de todas as gerações, a Comissão do Programa Olímpico analisa sistematicamente cada desporto após cada edição dos Jogos. Lembramos que o golfe e o rugby de sevens foram adicionados em 2009, como novos desportos para o programa dos Jogos Olímicos de 2016 que se realizarão no Rio de Janeiro.

A 125.ª Sessão do Comité Olímpico Internacional será realizada de 7 a 10 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Fonte: www.olympic.org / AOP, 12/02/2013


Comentários

Mensagens populares