António Pereira e Joaquim Vital são recordados no dia 19

PUBLICAÇÃO E DOCUMENTÁRIO: "OS 6 DE ESTOCOLMO"

O Grupo História e Desporto (IHC/CEIS20) e as Edições Afrontamento vão apresentar no próximo dia 19 de Dezembro, pelas 18h no Museu Nacional do Desporto (sito no Palácio Foz, nos Restauradores, em Lisboa) o livro e o documentário ‘Os 6 de Estocolmo’.

O livro ‘Os 6 de Estocolmo’, de Francisco Pinheiro e Rita Nunes, recua cem anos no tempo, para a primeira grande história épica do desporto português. A partir de 1912 começaria a perpetuar-se a história dos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em especial a lenda do maratonista Francisco Lázaro e da sua trágica morte na Suécia. Esta obra conta a história de uma das mais simbólicas sagas desportivas nacionais do século XX. A saga de seis homens (António Pereira, António Stromp, Armando Cortesão, Fernando Correia, Francisco Lázaro e Joaquim Vital) que o desporto uniu em 1912, para viverem a extraordinária história da primeira participação de Portugal nos Jogos Olímpicos. Mas estes não são somente seis atletas que cumpriram o seu sonho olímpico. Foram os primeiros, os pioneiros. Depois deles e da sua saga olímpica, o desporto português mudou para sempre.

O documentário ‘Os 6 de Estocolmo’, realizado por Luís Ângelo e Rita Campos (Gimik Filmes), membros do Grupo História e Desporto, recupera imagens em filme da maratona olímpica de 1912, em consequência da qual viria a morrer o maratonista português Francisco Lázaro. Tendo estas imagens como ponto de partida, o documentário apresenta um vasto conjunto de entrevistas a especialistas no campo da história da I República e do desporto português, a investigadores sobre o movimento olímpico, assim como a familiares de alguns dos seis atletas olímpicos que estiveram em Estocolmo-1912. Em cerca de 30 minutos, este filme documental recupera também muitas imagens da imprensa da época, ilustrando deste modo o Portugal social e desportivo de 1912, assim como a saga olímpica dos atletas pioneiros do olimpismo português. A Academia Olímpica de Portugal congratula-se por ser uma das entidades parceiras para a produção deste documentário.

No final do ano olímpico e em que se comemora o centenário da primeira participação olímpica portuguesa, em Estocolmo-1912, o Grupo História e Desporto encerra o seu ciclo de iniciativas comemorativas com o lançamento desta obra e a estreia do documentário. O Grupo História e Desporto junta assim mais duas iniciativas relevantes ao I Congresso de História e Desporto, organizado em maio e dedicado a esta temática.

Fonte: GHD / AOP 17/12/2012

Comentários

Mensagens populares