A LPDS perde poderes para a CPP


“A LPDS deixará a representação Internacional do ICSD e EDSO para a CPP”

Na Assembleia geral extraordinária da LPDS que se realizou no dia 21 de Julho de 2012, foi aprovada a transferência dos poderes de Filiação do ICSD - International Committee of Sports for the Deaf e EDSO – European Deaf Sport Organization da LPDS – Liga Portuguesa de Desporto para Surdos para o CPP - Comité Paralímpicos de Portugal.
Agora aguardamos a decisão dos ICSD e EDSO em relação aos próximos congressos em 2013-ISCD e 2014-EDSO.
A LPDS terá a última representação Internacional após os XXII Jogos Surdolímpicos em Sófia/Bulgária no próximo ano.
A primeira representação Internacional foi no ano de 1969 durante o Congresso de ICSD em Belgrado na Servia (ex-Jugoslávia), no âmbito dos XI Jogos Surdolímpicos, pela Associação Portuguesa de Surdos, a comunidade surda dedicou-se as atividades desportivas internacionais durante mais de 43 anos.
No ano de 1998 a APS deixou os poderes e a representação ao cargo da LPDS até 2013.
Entre os anos de 1969 a 1992, Portugal não conseguiu obter a Missão Surdolímpica nos jogos Surdolímpicos, a primeira participação foi em 1993 nos XVII Jogos Surdolímpicos em Bulgária e no próximo ano 2013 também se vão realizar na Bulgária, por isso a Missão Surdolímpica portuguesa fará 20 anos da sua primeira participação.
A LPDS mantém a representação Nacional e a responsabilidade pelos seus atletas surdos, e membro fundador do CPP.
O CPP - Comité Paralímpico de Portugal foi a entidade responsável pela última Missão Surdolímpica Portuguesa nos Jogos Surdolímpicos Taipei 2009 na Ilha Formosa/Taiwan, com uma equipa a constituída por 15 atletas e 18 membros de Staff. Portugal competiu em 8 modalidades: Atletismo, Bowling, Judo, Karaté, Luta Livre, Luta Greco-romana, Natação e Taekwondo.
Agora o CPP e a LPDS já fizeram a pré-inscrição para os Jogos Surdolímpicos de Sófia2013 nas seguintes modalidades: Atletismo, Ciclismo, Judo, Karaté, Luta Amadora, Natação e Taekwondo, com mais de 20 atletas Surdolímpicos portugueses.

Informação Adicional:
O Presidente da LPDS, Ricardo Madaíl, demitiu-se e também o membro da Direção, Henrique Madail sendo que a direção demissionária, e assim obriga a novas eleições para novos órgãos sociais. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral já convocou as eleições para o dia 22 de Setembro, e será feito na hora a auto posse e o mandato até 2013 (ciclo de surdolímpcio).
Finalmente, os 5 atletas portuguesas (2 Judo, 1 Karaté e 1 Taekwondo) participarão no 14º Campeonato Mundial de Artes Marciais, realizar-se-á na cidade de Margarita na Venezuela nos dias 17 a 24 de Setembro de 2012. (site: feposor.com.ve eweb.mclink.it/MD4281/imafden.htm)










Fonte: SurdoTV

Comentários

Mensagens populares